
O IPS dá início, já na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, à Semana da Igualdade de Género, uma iniciativa que pretende reunir vários intervenientes da esfera pública para uma reflexão sobre quais os caminhos a trilhar para uma sociedade mais equitativa.
Para este debate, o IPS convidou a psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça, conhecida ativista pelos direitos das mulheres, que falará sobre “Educação Sexual: Caminhos para uma Sociedade Mais Justa”, bem como a ex-secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, a quem cabe abordar o tema “Violência no Namoro no Ensino Superior”.
Do mundo corporativo, para debater a “Liderança no feminino”, o IPS recebe várias diretoras de Recursos Humanos, nomeadamente Patrícia Chambel, da DHL, Sofia Nunes, do Sheraton Cascais Resort e Hyatt Regency Lisboa, e Rute Santos, CEO da IT People Innovation.
Sendo a igualdade de género uma temática transversal às várias dimensões da vida em sociedade, a arte não podia ficar de fora, enquanto instrumento na “luta pela diversidade”. Sobre esta perspetiva falarão os atores Ren-d-Marcus e Patrícia Paixão, do Teatro Estúdio Fontenova, companhia de Setúbal.
A Semana da Igualdade de Género é uma iniciativa da Comissão de Igualdade de Género do IPS, em parceria com a associação juvenil Omnis Factum, do Montijo, no âmbito do projeto multinacional EID – Empowering Inclusive Democracy, cujo objetivo é fortalecer a mobilização cívica e promover políticas inclusivas em toda a União Europeia.
