
O Politécnico de Setúbal (IPS) convida toda a comunidade académica a assistir a uma sessão de divulgação de três dos seus projetos de investigação recentemente concluídos.
A iniciava, agendada para dia 11 de março, no campus do Barreiro (Anfiteatro 0.01), pelas 15h00, reveste-se de especial interesse para docentes, investigadores/as e estudantes.
O encontro pretende proporcionar um momento de partilha de conhecimento e de reforço de sinergias, tendo em vista o desenvolvimento de uma cultura científica ativa dentro da comunidade IPS.
Durante a sessão serão apresentados os seguintes projetos de investigação, concluídos em 2025:
EULAC Energytran – EULAC for Energy Transition
Orador: Professor Luís Coelho
Projeto internacional, financiado no âmbito do programa europeu Horizon Europe, que promove a cooperação entre infraestruturas de investigação da Europa, América Latina e Caraíbas para enfrentar o desafio comum da transição energética. O objetivo é reforçar a colaboração científica e a transferência de conhecimento para apoiar uma transição energética limpa, sustentável e justa, integrando perspetivas tecnológicas, ambientais e sociais.
O consórcio envolve várias instituições internacionais, incluindo o IPS, contribuindo para o desenvolvimento de redes de investigação e para a criação de políticas públicas e soluções tecnológicas relacionadas com a neutralidade climática.
RedWine – Increasing Microalgae Biomass Feedstock by Valorizing Wine Gaseous and Liquid Residues
Oradora: Professora Carla Santos
Projeto que explora soluções inovadoras para valorizar resíduos da indústria vitivinícola, utilizando gases e efluentes líquidos provenientes da produção de vinho para potenciar o crescimento de microalgas.
A abordagem contribui para modelos de economia circular e biotecnologia sustentável, transformando subprodutos industriais em recursos úteis para a produção de biomassa e outros bioprodutos.
Este projeto está implantado numa Unidade de Demonstração na Adega Cooperativa de Palmela.
Entrenovators – Cooperating for Excellence and Impact in Research & Innovation
Orador: Professor Luís Coelho
Projeto centrado no reforço da cooperação em investigação e inovação, promovendo redes de colaboração, desenvolvimento de competências e criação de impacto científico e tecnológico entre instituições académicas e parceiros.
