
FCT aprova financiamento para cinco Unidades de I&D do IPS
- Categorias Centros de Investigação, Ciência, Concursos
- Data 16/04/2025

Resultados refletem “compromisso com a excelência científica”, considera Ângela Lemos, presidente do IPS
Cinco Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do Politécnico de Setúbal (IPS) viram aprovado financiamento para o próximo período plurianual, segundo os resultados provisórios do concurso “Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024”, ontem divulgados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Das três Unidades de I&D que o IPS integra como entidade de gestão participante (EGP) duas obtiveram a classificação de “Muito Bom” e uma manteve a classificação de “Bom”, nomeadamente os centros de investigação ALGORITMI, na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica; MARE, centrado no Mar e Ambiente; e CIEQV, que dedica às várias dimensões da Qualidade de Vida.
Os centros SPRINT e CQE, focados respetivamente nas áreas do Desporto e Química Estrutural, são Unidades de I&D em que o IPS é entidade de gestão, tendo ambas sido classificadas com “Muito Bom”.
Para a presidente do IPS, Ângela Lemos, estes resultados “são motivo de orgulho e refletem a qualidade e o compromisso da nossa comunidade de docentes, investigadores/as e bolseiros/as com a produção de conhecimento, a inovação e a excelência científica”.
As Unidades de I&D são avaliadas periodicamente pela FCT, sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte. Esta avaliação incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.