Final do IPS Junior Challenge 2015 reúne mais de 140 jovens no IPS
##1##
No dia 17 de abril, mais de 140 alunos de escolas secundárias e profissionais do país estiveram no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para participarem na Cerimónia Final do IPS Junior Challenge 2015. Este ano os jovens empreendedores foram desafiados a inovar com ideias que promovam o envelhecimento ativo da população.
O projeto “Avô Guia” consagrou-se como o grande vencedor da 4ª edição da competição. Desenvolvido por uma das equipas participantes da Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda, a ideia coloca o idoso no centro do negócio através da sua participação em atividades turísticas enquanto guia e contador de histórias.
A “SmartPBox”, desenvolvida por uma das equipas da Escola Profissional da Tondela, foi a ideia de negócio que alcançou o 2º lugar. Esta revolucionária caixa, apresentada como um dispensador automático de comprimidos, pretende auxiliar os idosos na toma de medicamentos. O 3º lugar foi atribuído ao projeto “Avô Mudei a Casa”, uma loja social para recolha de bens e reabilitação habitacional, criado por uma outra equipa da Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda.
Após uma semifinal que selecionou os 6 melhores projetos, os grupos finalistas apresentaram as suas ideias de negócio perante um painel de júris constituído por representantes do IPS e das entidades parceiras do concurso, nomeadamente a CP – Comboios de Portugal, o Banco Santander Totta e o grupo Forum Estudante e por representantes de organizações dedicadas ao empreendedorismo e desenvolvimento económico, designadamente, a ANJE, CASES, ADREPES, APSS e Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
A iniciativa promove competências como a criatividade e o trabalho em equipa junto dos participantes, o que na opinião do Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS, contribuirá “para que os estudantes sejam mais empreendedores quando ingressarem no mercado de trabalho“. Para o dirigente a aposta em ações como o IPS Junior Challenge é fulcral ao permitir “que toda a comunidade possa participar”, o que “fomenta a coesão do espírito do Instituto Politécnico de Setúbal”.
Para a Dr.ª Filipa Ribeiro, Diretora de Marketing e Comunicação da CP – Comboios de Portugal, este tipo de ações contribui claramente para a promoção do empreendedorismo, pois aqui “os jovens podem ter contacto direto com as empresas” e o desenvolvimento de ideias de negócio “permite-lhes pensar de forma concreta sobre o que é necessário para terem projetos próprios, que os levem mais perto das empresas e dos mercados“.
Por outro lado, segundo o Dr. Hermano Carreira, representante do Banco Santander Totta, o tema do envelhecimento ativo “foi muito bem escolhido, é um tema de consciência social e todos devemos dar atenção aos idosos”, pelo que nesta edição foi possível ver e analisar “projetos de variadas áreas em que todos eles têm uma grande potencialidade”.
De acordo com o Dr. Gonçalo Gil, Diretor da revista Forum Estudante, os projetos apresentados pelos jovens de vários pontos do país “mostram que Portugal tem futuro”. A qualidade dos projetos foi igualmente destacada, aspeto que dificultou a escolha do júri que foi confrontado com “oportunidades de negócio ótimas, quer com um cariz mais social quer com um cariz mais comercial“.
| ##2## | O grupo vencedor, composto por Cátia Gomes e Hélder Conceição, revela que não esperava chegar à final da competição.
Para Cátia Gomes, representante da equipa que apresentou o projeto “Avô Guia”, ter alcançado o primeiro lugar “é uma sensação esplêndida”, frisando ainda a relevância da temática escolhida para o concurso “pois temos de dar valor aos mais idosos, são ele |
