
Governo garante financiamento para nova Escola Superior do IPS em Sines
- Categorias Desenvolvimento Regional, Ensino Superior, Institucional, Parcerias, Tecnologia
- Data 18/12/2025
Ministro Fernando Alexandre propõe assinatura de contrato-programa no primeiro semestre de 2026
O ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, assumiu hoje, em Sines, o compromisso de financiamento por parte do Governo da nova Escola Superior que o Politécnico de Setúbal (IPS) tem projetada para esta cidade do Alentejo Litoral.
No decorrer de uma reunião para análise de propostas de financiamento, realizada esta manhã nos Paços do Concelho de Sines, o governante deixou a garantia de que, ao longo do primeiro semestre de 2026, será assinado um contrato-programa onde ficará definido o modelo de financiamento desta construção de raiz.
Além do responsável da tutela, da presidente do IPS, Ângela Lemos, acompanhada dos vice-presidentes Pedro Ferreira e Rodrigo Lourenço, e do presidente da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha, estiveram também presentes neste encontro as secretárias de Estado do Ensino Superior e da Ciência e Inovação, Cláudia Sarrico e Helena Canhão, o presidente do Instituto para o Ensino Superior (IES), Joaquim Mourato, e o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.
Para a presidente do IPS, esta reunião e o compromisso resultante representam “um passo decisivo para a consolidação deste projeto estratégico”, através do qual a instituição poderá “aprofundar a sua ligação ao tecido económico e social, potenciar a transferência de conhecimento, atrair talento e contribuir de forma decisiva para o crescimento do sistema científico, tecnológico e produtivo nacional”.
Ângela Lemos sublinha igualmente a relevância desta parceria institucional, que vem “reforçar a missão do IPS na promoção de um Ensino Superior de proximidade, alinhado com as necessidades do território, com a inovação, a qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento sustentável da região de Sines e do Alentejo Litoral”.
A reunião teve lugar enquanto decorre, ainda, a apreciação, por parte do MECI, do projeto de criação da nova escola, assumida pelos parceiros envolvidos como uma aposta estruturante para o futuro da região.
A criação desta nova unidade orgânica, a sexta do IPS, justifica-se pela reconhecida relevância nacional e europeia do território de Sines, tendo em conta as infraestruturas logísticas, energéticas, digitais e industriais ali implantadas, para as quais são necessários profissionais altamente qualificados.
Segundo o projeto apresentado à tutela, esta nova escola superior terá uma natureza interdisciplinar, estruturando-se em torno das tecnologias digitais, da sustentabilidade e da indústria, e oferecendo um leque alargado de formação, entre microcredenciais, CTeSP, licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos.
Recorde-se que a instalação da nova Escola Superior do IPS em Sines resulta de uma parceria entre esta instituição e o município de Sines, que inclui igualmente a construção, atualmente em curso, de uma residência de estudantes com capacidade para cerca de 50 camas, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.
