|
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abriu o período
de candidaturas às provas de acesso ao ensino superior, para maiores
de 23 anos que decorre entre 18 de março e 14 de maio.
O processo de avaliação termina em 15 de julho de 2013,
data em que são afixadas as pautas de decisão final de classificação.
A avaliação da capacidade para a frequência dos cursos
superiores do IPS envolve análise do currículo escolar e
profissional do candidato, fator que tem um peso de 50% da nota final;
análise das suas motivações, com o peso de 20%; e
uma prova escrita centrada nos conhecimentos e nas competências
considerados indispensáveis ao ingresso e progressão nos
cursos, que corresponde a 30%. Eventualmente poderá ser considerada
necessária uma entrevista para obtenção de esclarecimentos
relativamente a motivações apresentadas ou informações
da ficha curricular do interessado. A nota mínima de aprovação
é 10, que permite, posteriormente, a candidatura às licenciaturas
ministradas pelo IPS, através de Concursos Especiais de Acesso
(CE), que normalmente decorrem em agosto.
Podem submeter-se às provas de acesso tanto cidadãos nacionais
como estrangeiros, independentemente do nível de habilitações
académicas. Os interessados podem candidatar-se a mais de um curso,
dentro do limite máximo definido por cada escola, mas deve ser
entregue um processo documental por cada curso escolhido. Tenha-se em
conta que as provas são diferentes para cada uma das 5 escolas
do IPS, e só são válidas para aquela onde se realizam.
No caso de alguns cursos, são exigidos pré-requisitos. O
custo de inscrição é de 60 euros.
Nas áreas de Matemática e Física há cursos
de preparação, podendo os interessados informar-se junto
da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS)
e da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).
As provas, que vieram substituir o extinto exame ad-hoc, visam promover
a igualdade de oportunidades no acesso no ensino superior, alargar a área
de recrutamento para a frequência dos cursos das Escolas do IPS,
atrair novos públicos e valorizar a aprendizagem ao longo da vida.
|