International Days: IPS debate IA e futuro do Ensino Superior
##1##
O Politécnico de Setúbal (IPS) inaugurou hoje o evento
International Days, um fórum de discussão multidisciplinar
que, na sua edição de estreia, propõe abordar o impacto da
inteligência artificial (IA) no futuro da investigação,
educação e Ensino Superior, reunindo mais de 50 participantes de várias
nacionalidades, do Brasil à Letónia, passando pelo México, Espanha,
Polónia e Albânia.
Sob o tema global “AI Horizons: Shaping the Future of Higher Education”
, o evento, dirigido às comunidades académicas do IPS e de
instituições de ensino internacionais parceiras, reúne até
amanhã, sexta-feira, especialistas e profissionais de diferentes domínios,
permitindo explorar novas perspetivas sobre a transformação digital e o seu
impacto na forma como se ensina, aprende e investiga.
Na sessão de abertura, a presidente do IPS,
Ângela Lemos, realçou a relevância do evento “como
espaço de partilha de boas práticas e fortalecimento de laços entre
instituições congéneres de várias partes do mundo”, e a
importância do tema em debate numa altura em que a IA “já não
é apenas uma tendência, é um ponto de viragem na vida das
instituições de Ensino Superior”.
Seguiu-se a apresentação “Inteligência Artificial: O
caminho rumo à transição digital”, a cargo
de Bernardo Santos e Sousa, vice-presidente do Instituto do Emprego e
Formação Profissional (IEFP), que assinalou algumas metas europeias
até 2030 neste domínio. Nomeadamente atingir os 80% de adultos com
competências digitais básicas (a média atual é de 54%), e
chegar aos 20 milhões de profissionais especialistas em Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), um número que
rondará atualmente os nove milhões.
“Depende de cada um de nós não perder este comboio”
Alertando para a rapidez com que está a IA está a mudar o mundo, o
responsável chamou a atenção para “a responsabilidade que
cabe a cada um de nós de não perder este comboio”, apontando como
bom contributo o programa UPskill, uma iniciativa nacional que visa a
requalificação de profissionais nas várias áreas das TIC e do
qual o IPS é parceiro desde o seu arranque, em 2020.
##2####3##
Sobre a forma como a IA está a revolucionar o ensino e a
investigação debruçou-se a mesa-redonda que
encerrou o programa desta manhã, cruzando os contributos de dois docentes
do IPS, Miguel Lopez (Tecnologia) e Karla Menezes (Ciências Empresariais), e
de Márcia Santos, da Universidade Lusófona. Com
perspetivas algo divergentes, entre o entusiasmo e alguma reserva, sobressaiu a ideia
consensual de que o Ensino Superior não tem outra opção que não
a mudança, o que implica necessariamente a adoção de novos
métodos de ensino, com integração de ferramentas digitais, e
também de avaliação, nunca perdendo de vista que os resultados
gerados por IA terão sempre de ser validados por um cérebro humano,
crítico e conhecedor.
Durante a tarde, os participantes visitaram a Oficina Lu Ban Portuguesa e a iniciativa
Erasmus Closet, e estiveram envolvidos no workshop “Criatividade e
Inovação na Era Digital”, dinamizado pelos docentes Dulce Matos e
Fernando Angelino (Ciências Empresariais).
Amanhã, dia 7, o programa será preenchido com
reuniões institucionais entre parceiros, em paralelo com
um workshop sobre “Open Science and Open
Education”, promovido no âmbito do projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators,
coordenado pelo IPS, que reunirá intervenientes de vários países da
Europa, dentro e fora da Aliança Universitária
E³UDRES².
06 junho
