IPS apoia inclusão de estudantes e diplomados no mercado de trabalho
Uma das crescentes apostas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem sido a sua política de apoio e acompanhamento aos estudantes e diplomados, na entrada no universo profissional. Nesse sentido têm vindo a ser realizados diferentes estudos sobre a inserção dos diplomados em ambiente profissional e colocadas em prática ações como feiras de emprego, o portal de emprego do IPS, entre outras, que possibilitam o acesso a informação sobre vagas de emprego, algumas exclusivamente direcionadas a estudantes e diplomados do IPS.
Os resultados do estudo mais recente realizado pela instituição, junto dos seus diplomados que concluíram os estudos no ano letivo 2011/2012, revelam o sucesso do apoio e ações referidas, ao indicarem que um ano após a conclusão do curso, 80% dos licenciados e 96% dos mestres do IPS que estão atualmente a trabalhar, desenvolvem funções relacionadas com a sua área de formação académica.
Relativamente à natureza do vínculo laboral, cerca de metade dos licenciados possui um contrato sem termo e quase 40% um contrato a prazo. No caso dos mestres, reforça-se a estabilidade contratual, com 64% a deter um contrato de trabalho sem termo.
De acordo com o mesmo estudo, o setor privado emprega cerca de 79% dos licenciados no IPS, 31% nas pequenas e médias empresas e 48% nas empresas com cem ou mais trabalhadores. Os diplomados do 2.º ciclo (mestres) distribuem-se, equitativamente, pelo setor público e privado. Outro dos aspetos abordados foi a localização do posto de trabalho dos licenciados e mestres, sendo que cerca de 49% desempenham funções no distrito de Setúbal, 22% no concelho de Lisboa e 6% fora de Portugal (5% em países da União Europeia e 1% noutros países fora da União Europeia).
