IPS apresentou conclusões do Relatório da EUA à comunidade
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O IPS apresentou, a toda a Comunidade o Relatório de Avaliação da EUA (Associação Europeia de Universidades), resultante do processo de avaliação internacional, desenvolvido ao longo de 2008.
A apresentação pública das conclusões do relatório decorreu no dia 28 de Maio 2009, tendo sido relembrada a importância deste documento para a intituição, pelo traçar de orientações estratégicas que faz do IPS e pelo diagnóstico da gestão e do desempenho institucional que preconiza.
Foram, assim, enunciados os pontos fortes e fragilidades do Instituto, decorrentes da avaliação, para que pudessem ser conhecidos, compreendidos e interiorizados por parte de toda a comunidade académica.
A apresentação da Sessão esteve a cargo da Professora Albertina Palma, Vice-Presidente do IPS e Coordenadora Institucional no âmbito da Avaliação e Qualidade, tendo sido as conclusões do relatório apresentadas pelo Coordenador da UNIQUA-IPS (Unidade para a Avaliação e a Qualidade do Instituto Politécnico de Setúbal), Prof. António Ramos Pires.
Após a apresentação, seguiu-se um momento de debate com algumas intervenções por parte do público presente.
O Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Prof. Armando Pires, presente na sessão, teceu os comentários que considerou relevantes. Relembrou o facto de ter sido o próprio IPS quem apresentou a candidatura a esta avaliação, tendo em conta aquele que considera ser “o tal olhar externo que é importante termos sobre o que somos e o que fazemos”. Realçou também o facto de o IPS já ter sido objecto de várias avaliações, mas nunca a um nível global.
O Prof Armando Pires terminou a sua intervenção enaltecendo o papel central da UNIQUA no desenvolvimento estratégico da Instituição. Considerou fundamental a existência de uma política de avaliação e respectiva assimilação dos resultados no sentido da progressiva melhoria, e salientou que é a UNIQUA-IPS que, na opinião do Professor, melhor relaciona no IPS “cultura de qualidade” com “avaliação eficaz”.
Algumas conclusões do Relatório da EUA:
Gestão e Governação:
Correcta organização das novas estruturas associadas às Escolas e ao IPS, no âmbito da centralização.
Perfil Académico:
– Ensino ministrado correspondente às expectativas;
– Rácio aluno/professor (12,8:1) muito bom em termos dos padrões internacionais;
– No caso da Engenharia, dificuldade de englobar todo o currículo nos 3 anos de curso, sendo a sobrecarga de trabalho mencionada por estudantes e docentes;
– Níveis muito elevados de desistência e insucesso em algumas disciplinas de determinados cursos;
– Ausência de um sistema de apoio à qualidade, embora com planos da sua criação;
– Necessidade de centralização da aprendizagem no estudante;
– Necessidade de lançamento de um programa de prémios para estudantes;
– Reduzido nível de participação dos estudantes no programa de mobilidade Erasmus, embora a mobilidade dos estudantes IPS nos últimos tenha aumentado em 44%;
– Sistema de admissão a estudantes maiores de 23 anos considerado uma excelente iniciativa.
I&D:
– Necessidade de encontrar formas de apoio à investigação nos Laboratórios do Instituto;
– Necessidade de apoio ao desenvolvimento de um programa de investigação no âmbito do IPS;
– Necessidade de ter presente a importância dos investigadores seniores;
Recursos Humanos:
– Graves desafios decorrentes de restrições legislativas impostas à contratação de docentes, à pr
