IPS assina protocolo com a Japan University of Economics
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de
estabelecer um acordo de parceria com a Japan University of Economics
(JUE), centrado nas Ciências Empresariais e particularmente na
área do Marketing.
O acordo foi assinado esta quarta-feira, dia 27, pelo
presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e pela presidente da JUE, Asuka Tsuzuki,
estabelecendo, em traços gerais, o intercâmbio entre ambas as
instituições no que respeita a docentes e investigadores, pessoal não
docente e estudantes, a troca de informação e materiais académicos,
bem como a colaboração em projetos de investigação e a
organização conjunta de conferências.
Nesse sentido foi recentemente submetida uma candidatura ao programa
Erasmus+, através da sua ação-chave 1 – Internacional Credit Mobility
(ICM), que promove o intercâmbio com instituições
localizadas fora do espaço europeu, para financiamento da mobilidade de docentes,
não docentes e estudantes de Ciências Empresariais, com especial enfoque na
área do Marketing.
A reunião de trabalho com a comitiva japonesa, que integrou igualmente Bruno
Kurt Christiaens, diretor do Departamento de Global Business da JUE, decorreu na
Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), seguindo-se
uma visita ao laboratório de Contabilidade e Finanças, onde os novos
parceiros do IPS tiveram oportunidade de conhecer a dinâmica de uma aula de
Simulação Empresarial.
##1## ##2## ##3##
No âmbito da visita ao IPS, a delegação japonesa foi
também recebida, na Casa da Baía, por elementos da Câmara
Municipal de Setúbal.
Universidade privada, que integra o grupo Tsuzuki Education, a JUE conta atualmente
com 51 anos de existência, distinguindo-se dos padrões nacionais japoneses
pela elevada taxa de estudantes estrangeiros – 75 por cento de um total de
4 000 – e por uma filosofia educacional assente no desenvolvimento e
valorização do indivíduo, patente na máxima
“Training for life through the development of individuality”.
Um dos três campus da JUE situa-se nos arredores de Fukuoka, a quarta maior
cidade do Japão, com 1, 5 milhões de habitantes e particularmente florescente
a nível industrial, contando com importantes unidades de produção,
nomeadamente da Toyota e Nissan, no setor automóvel, e Yaskawa, no ramo da
robótica industrial.
No que toca à área do Marketing, Fukuoka é
também uma cidade conhecida por ditar tendências de consumo, tendo sido
escolhida por várias marcas mundiais para lançamento de novos
produtos. “Os habitantes de Fukuoka são muito
trendy, gostam de experimentar coisas novas e estão sempre na moda.
Basta passear pela cidade, para perceber isso”, destacou o docente Bruno Kurt
Christiaens.
04 de
março/2019
