IPS e Santander apoiam docentes em projetos de inovação pedagógica – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
Back

IPS e Santander apoiam docentes em projetos de inovação pedagógica

##1##

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai ter no terreno, ao longo deste ano letivo,
quatro novos projetos de inovação pedagógica financiados no âmbito do concurso
IPS & Santander-InovPed
, com o apoio do Banco
Santander
.

Destinado a todos os docentes do IPS, individualmente ou em equipa, a iniciativa visa
apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação pedagógica que enriqueçam o processo de
ensino-aprendizagem, promovam o sucesso e combatam o abandono académico.

As propostas submetidas foram avaliadas por um júri composto por três docentes
externos ao IPS (Universidade Nova de Lisboa e politécnicos do Porto e de Leiria), que
decidiu distribuir o montante global de 10 mil euros por quatro projetos nas áreas
das Ciências Empresariais, Saúde e Educação, três deles de dimensão
internacional.

Segundo Ângela Lemos, vice-presidente para a Inovação Pedagógica,
os projetos apresentados a concurso “cumpriram o propósito da sua criação na medida
em que se centram no desenvolvimento de novos formatos e novas metodologias de ensino,
apoiando-se, por exemplo, na cocriação e na inclusão das tecnologias digitais ao serviço da
formação superior, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de competências
transversais tão necessárias ao seu futuro desempenho profissional”
.

Unindo docentes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e do Instituto
Federal de Santa Catarina, Brasil, o projeto COTADAS, sigla de CO-criation To
Analyses and Development of Strategic Scenarios,
pretende contribuir para a
formação e preparação dos futuros gestores para os desafios reais e problemas atuais das
empresas, através da criação de equipas multidisciplinares, internacionais e multiculturais
para a avaliação de cenários e cocriação de propostas de valor inovadoras e
sustentáveis.

No mesmo domínio do conhecimento, o projeto CiEL – Cocreation in
Experiential Learning (CiEL)
aposta igualmente na multidisciplinaridade e
multiculturalidade, propondo-se encontrar soluções em cocriação (as equipas de trabalho
serão constituídas por estudantes e representantes do tecido empresarial) para o fenómeno
da mobilidade elétrica partilhada. Este projeto coloca também a ESCE/IPS em estreita
colaboração com uma instituição de ensino superior brasileira, neste caso Universidade
Federal de Santa Maria.

No que toca à saúde, foi aprovado para financiamento o projeto S4Health –
Simulation for Health,
que visa otimizar a simulação enquanto
metodologia ativa de ensino-aprendizagem
na área da
Enfermagem e associar-lhe um conjunto de estratégias pedagógicas, com
a utilização de tablets e outros recursos tecnológicos, que contribuem para o
desenvolvimento de competências clínicas e digitais dos estudantes e para a preservação
ambiental. A proposta será implementada por docentes da Escola Superior de Saúde
(ESS/IPS) e da Oulu University of Applied Sciences (OAMK), na Finlândia.

Finalmente, será implementado o projeto ARTICULAR – Uma experiência de
articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
,
a desenvolver por docentes da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), âmbito mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, visando promover articulação, a
partir de livros infantis, entre diferentes áreas disciplinares como a Matemática, Linguagem
Oral e Abordagem à Escrita.

O IPS & Santander-InovPed enquadra-se numa estratégia global da instituição de
aposta na inovação pedagógica, que se tem tradu

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.