IPS e Santander apoiam docentes em projetos de inovação pedagógica
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O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai ter no terreno, ao longo deste ano letivo, Destinado a todos os docentes do IPS, individualmente ou em equipa, a iniciativa visa As propostas submetidas foram avaliadas por um júri composto por três docentes |
Segundo Ângela Lemos, vice-presidente para a Inovação Pedagógica,
os projetos apresentados a concurso “cumpriram o propósito da sua criação na medida
em que se centram no desenvolvimento de novos formatos e novas metodologias de ensino,
apoiando-se, por exemplo, na cocriação e na inclusão das tecnologias digitais ao serviço da
formação superior, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de competências
transversais tão necessárias ao seu futuro desempenho profissional”.
Unindo docentes da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e do Instituto
Federal de Santa Catarina, Brasil, o projeto COTADAS, sigla de CO-criation To
Analyses and Development of Strategic Scenarios, pretende contribuir para a
formação e preparação dos futuros gestores para os desafios reais e problemas atuais das
empresas, através da criação de equipas multidisciplinares, internacionais e multiculturais
para a avaliação de cenários e cocriação de propostas de valor inovadoras e
sustentáveis.
No mesmo domínio do conhecimento, o projeto CiEL – Cocreation in
Experiential Learning (CiEL) aposta igualmente na multidisciplinaridade e
multiculturalidade, propondo-se encontrar soluções em cocriação (as equipas de trabalho
serão constituídas por estudantes e representantes do tecido empresarial) para o fenómeno
da mobilidade elétrica partilhada. Este projeto coloca também a ESCE/IPS em estreita
colaboração com uma instituição de ensino superior brasileira, neste caso Universidade
Federal de Santa Maria.
No que toca à saúde, foi aprovado para financiamento o projeto S4Health –
Simulation for Health, que visa otimizar a simulação enquanto
metodologia ativa de ensino-aprendizagem na área da
Enfermagem e associar-lhe um conjunto de estratégias pedagógicas, com
a utilização de tablets e outros recursos tecnológicos, que contribuem para o
desenvolvimento de competências clínicas e digitais dos estudantes e para a preservação
ambiental. A proposta será implementada por docentes da Escola Superior de Saúde
(ESS/IPS) e da Oulu University of Applied Sciences (OAMK), na Finlândia.
Finalmente, será implementado o projeto ARTICULAR – Uma experiência de
articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo,
a desenvolver por docentes da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), âmbito mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, visando promover articulação, a
partir de livros infantis, entre diferentes áreas disciplinares como a Matemática, Linguagem
Oral e Abordagem à Escrita.
O IPS & Santander-InovPed enquadra-se numa estratégia global da instituição de
aposta na inovação pedagógica, que se tem tradu
