IPS e SIC Esperança assinam protocolo na área das competências digitais
A partir de 5 de junho de 2017, as escolas do segundo ciclo, a nível nacional,
podem candidatar-se ao projeto GEN10S Portugal que prevê a
formação em linguagem de programação Scratch para
5 mil alunos do 5.º e 6.º ano e 500 professores, procurando
promover a igualdade de oportunidades na área digital.
O projeto GEN10S Portugal, promovido pela SIC Esperança, em parceria com a
associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org, foi
apresentado no dia 5 de junho, em Lisboa, com a presença do Primeiro Ministro,
António Costa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues,
da Presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, da Diretora de
Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google Europa,
Annette Kroeber-Riel, do responsável das Políticas Públicas da Google
Portugal, Marcel Leonardi, e do representante da Ayuda en Acción,
Rafael Mazarredo.
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O reforço das competências digitais foi destacado por todos os intervenientes
nesta sessão, sendo que este tipo de iniciativas, de acordo com o Primeiro Ministro
António Costa”são da maior importância para combater a
exclusão e as desigualdades sociais” devendo ser alargado ao
conjunto da sociedade. Para o Ministro da Educação, Tiago Brandão
Rodrigues, é absolutamente fundamental “destruir o fosso de todos
aqueles que estão longe das competências digitais” como forma
de reforçar a competitividade do país, referiu durante a sua
intervenção.
Sobre o projeto GEN10S Portugal, a Presidente da SIC Esperança, Mercedes
Balsemão, explicou que um dos objetivos é “assegurar que os alunos
tenham uma aprendizagem contínua na área das tecnologias e
programação” procurando promover a igualdade de
oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de
género.
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é a entidade
responsável pela organização e implementação da
formação, a nível nacional, das crianças e professores
abrangidos pelo GEN10S Portugal, através do Centro de Competências TIC da
Escola Superior de Educação. O projeto será desenvolvido a partir de
setembro 2017 e ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, após
um estudo piloto realizado em 4 escolas do distrito de Setúbal e de Lisboa durante
este ano letivo.
Ao integrar este projeto, o IPS pretende continuar a contribuir de forma ativa para a
inclusão e literacia digital da população, sendo que
atualmente é também uma das entidades de ensino superior parceira da
Google na implementação do projeto Atelier Digital, que visa
dotar os participantes de diferentes competências digitais.
Mais informações sobre o “GEN10S” em
sic.sapo.pt
7 junho 2017
