IPS inicia mais uma formação em parceria com a Google
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) deu
início ao Android Training Program, projeto piloto da Google que
prevê formar, até ao final do ano, três mil portugueses em
programação para o sistema operativo Android.
O programa de formação, inserido na iniciativa “Grow with
Google” (crescer com a Google), é desenvolvido, nesta fase pioneira,
através de parcerias com mais quatro instituições de ensino superior,
abarcando a formação de estudantes e também de
professores, sendo que uma das suas componentes são os chamados
codelabs, iniciativas locais onde os interessados poderão ter um
primeiro contacto com a programação em Android.
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Na sessão de abertura, o presidente do IPS, Pedro
Dominguinhos, lembrou o historial de parcerias com a Google, sublinhando a
aposta do Politécnico de Setúbal no “desenvolvimento das
competências digitais, não apenas ao nível da formação
superior, como também no reforço de competências transversais para a
população em geral, desde os mais jovens até à
população ativa”.
“As parcerias com a Google têm permitido escalar as diferentes
ações, como a formação em Scratch que, conjuntamente com a
SIC Esperança, alcançará os 10 000 jovens no 2º ciclo do
ensino básico, ou Ateliê Digital, que já formou mais de 1 000 pessoas
adultas na área do marketing digital”, referiu.
Após os codelabs, os estudantes poderão frequentar,
através da plataforma Udacity, qualquer um dos três cursos de Android
gratuitos disponíveis – Android Basics, Developing Android Apps e Build
Native Mobile Apps with Flutter – sob orientação de docentes
previamente certificados pela Google.
Recorde-se que o presidente do IPS é um dos 10 coordenadores nacionais da
Portugal InCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais (eixo 4 –
Especialização), com o qual este projeto se encontra alinhado. “Esta
nova parceria reforça esta estratégia de formação ao
longo da vida, com o objetivo de alargar o âmbito dos destinatários
a estudantes e população ativa fora da área TICE, e também
aos professores, inserindo-se na estratégia do IPS de reforçar a
digitalização da sua atuação, incorporando nas suas
formações conteúdos e metodologias que estejam alinhadas com este
desiderato”, concluiu.
29 de
março/2019
