
IPS junta-se à Rede Portuguesa de Mentoria e Tutoria para reforçar integração e sucesso académico
- Categorias Comunidade, Estudantes, Parcerias, Sucesso Académico
- Data 08/01/2026
Carta assinada estabelece os princípios orientadores para uma vivência solidária no Ensino Superior
O Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de aderir à Rede Portuguesa de Mentoria | Tutoria Interpares no Ensino Superior, uma plataforma colaborativa de universidades e politécnicos para partilha de boas práticas e cooperação em programas de apoio (mentoria e tutoria) aos estudantes recém-chegados.
A adesão, oficializada a 18 de dezembro, decorre da assinatura da Carta de Mentoria/Tutoria Interpares, em que se estabelecem os princípios orientadores para a integração e vivência solidárias no Ensino Superior.
O documento teve como primeiros subscritores as universidades do Porto, Aveiro, Trás-os-Montes e Alto Douro e Lisboa, lançando as bases para uma rede que tem vindo a atrair novos aderentes desde 2018.
Ao subscrever esta carta, o IPS compromete-se a assegurar condições para “uma cultura de responsabilidade solidária”, nomeadamente através do seu Programa de Mentoria Interpares, uma rede de apoio entre estudantes, assente em boas práticas de receção e integração, onde mentores/as e mentorandos/as partilham experiências e se ajudam ao longo do percurso académico.
Com esta adesão, o IPS assume igualmente a importância destes processos enquanto contributo essencial para a integração social e académica de todos os novos estudantes, promovendo o sucesso académico e a redução dos níveis de abandono, e permitindo simultaneamente identificar situações para as quais é necessário despoletar, de forma célere, apoios específicos essenciais.
