IPS na Guiné-Bissau | OCDE aponta projeto PRECASE como bom exemplo
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O programa PRECASE, implementando na Guiné-Bissau entre 2019 e 2023, com
forte envolvimento da Escola Superior de Educação do
Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), é uma das iniciativas apontadas
como relevantes para a melhoria dos sistemas educativos dos países africanos de
língua oficial portuguesa (PALOP), segundo um relatório da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Económico (OCDE).
De acordo com o documento “Dinâmica de Desenvolvimento de África –
competências, emprego e produtividade”, recentemente
divulgado, os PALOP necessitam de apostar numa melhoria do ensino e da
formação técnica e profissional, de forma a responder às
necessidades do mercado de trabalho. Neste âmbito, a OCDE considera como
prioritária a atuação ao nível da “escassez de professores
qualificados”, para assegurar o acesso dos jovens a uma educação de
qualidade.
Entre as iniciativas de formação em curso no sentido de colmatar lacunas
educativas e de competências, o relatório destaca o impacto positivo de
vários projetos financiados pelo Camões – Instituto da
Cooperação e da Língua, entre eles o PRECASE –
Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo, implementado
pela ONGD FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria
com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, a
ESE/IPS e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.
Ao longo de quatro anos, a ESE/IPS mobilizou para este projeto um total
de 26 docentes, de todas as áreas disciplinares lecionadas –
da Língua Portuguesa à Matemática, passando pelas
Expressões Artísticas, TIC e Ciências Naturais e Sociais –
centrando a sua atuação em duas grandes áreas de trabalho. Por um
lado, a reformulação dos planos curriculares e programas dos
bacharelatos nas áreas de Educação de Infância e
Formação de Professores, ministrados pela Escola Superior de
Educação – Unidade de Ensino 17 de Fevereiro, em Bissau. A
intervenção passou também pelo acompanhamento, presencial
e online, de um ciclo formativo completo com a duração de
três anos, tendo abrangido cerca de 50 professores e 1300 estudantes.
Outra dimensão desta parceria foi a implementação
do Curso de Complemento de Formação em Educação,
que permitiu elevar o grau académico de bacharelato para licenciatura a 30 docentes
de diversas escolas de formação inicial da Guiné-Bissau.
Na sequência de uma experiência já longa em projetos de
cooperação internacional nos PALOP, a ESE/IPS encara a sua
participação no PRECASE como “mais uma oportunidade de
colaborar para a melhoria de um sistema educativo que apresenta algumas fragilidades, mas
que tem muitas potencialidades, e de partilharmos conhecimento com colegas de outras
regiões do mundo”.
A direção da escola destaca ainda o “envolvimento, pela
primeira vez, de todas as áreas disciplinares relacionadas com a
formação de docentes da ESE/IPS e de um tão grande
número de docentes”, e sublinha o feedback positivo por parte dos
formandos: “Os resultados da avaliação que
realizámos por questionário anónimo e em focus group com todos os
professores da ESE-UE 17 de Fevereiro revelam que a nossa ação teve um
impacto efetivo nas suas práticas letivas e na forma como organizam e dinamizam os
processos de aprendizagem com os seus alunos”.
16 julho/2024
