IPS no Congresso de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Numa perspetiva de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior, o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior reúne docentes das universidades e dos institutos politécnicos de todo o país, que têm assim a oportunidade de partilhar e refletir sobre práticas pedagógicas inovadoras.
Na edição de 2016 deste congresso, que se realizou nos dias 14 e 15 de julho na Universidade de Lisboa, registou-se uma participação ativa de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) através da apresentação de 12 comunicações sobre experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas suas cinco escolas superiores, nomeadamente:
– “A valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares”, da autoria de Ana Pereira, Carla Cibele, Rosário Rodrigues e Isabel de Jesus, docentes da ESE/IPS;
– “Avaliação de práticas pedagógicas e o papel do ensino superior como construtor de novas realidades – o caso da Aprendizagem Semiótica”, da autoria de Ângela Lacerda Nobre, docente da ESCE/IPS, e Rogério Duarte, docente da ESTSetúbal/IPS;
– “Aprendizagens colaborativas, multipolares e criatividades: a formação de compositores no Ensino Superior”, da autoria de António Ângelo Vasconcelos, docente da ESE/IPS;
– “Aprendizagem baseada em projetos: conhecer e aprender para depois intervir”, da autoria de Cândida Ferrito, Joaquim Lopes, Ana Paula Gato, Ana Lúcia Ramos e Andreia Cerqueira, docentes da ESS/IPS;
– “Experiência e Reflexão e o desenvolvimento de competências transversais: Perceção dos estudantes”, da autoria de Helena Germano e Joaquim Gronita, docentes da ESS/IPS;
– “Integração no Ensino Superior: Avaliação de um Programa implementado na ESS-IPS no quadriénio 2011-2015”, da autoria de João Ferreira, Carla Pereira, Ana Lúcia Ramos, docentes da ESS/IPS;
– “A utilização dos mapas concetuais na expressão das aprendizagens: o caso da Licenciatura de Enfermagem”, da autoria de Lucília Nunes, docentes ESS/IPS;
– “Aplicação do modelo pedagógico PBL no âmbito da unidade curricular de Modelação de Sistemas de Informação”, da autoria de Luís Esteves e Patrícia Macedo, docente da ESTSetúbal/IPS);
– “Programa de Apoio a Estudantes Finalistas – Medida de Combate ao Insucesso Escolar”, da autoria de Maria Dulce Coelho e Sandra Nunes, docentes da ESCE/IPS;
– “Aplicação da abordagem «Technology Stewardship» no desenvolvimento curricular”, Pedro Neto e Bill Williams, docentes da ESTBarreiro/IPS;
– “Mais oportunidades de aprendizagem para estudantes adultos: o caso da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial do IPS”, da autoria de Rogério Duarte, docente da ESTSetúbal/IPS, Ana Luísa Pires, docente da ESE/IPS) e Ângela Lacerda Nobre, docente da ESCE/IPS;
– “Iniciativa na área científica da Matemática para combater o insucesso escolar”, da autoria de Sandra Nunes e Maria Dulce Coelho, docentes da ESCE/IPS;
Esta participação significativa dos docentes do IPS neste congresso é um reflexo da crescente preocupação com a melhoria das condições de ensino-aprendizagem oferecidas nas escolas deste instituto, através da adoção de metodologias pedagógicas que se possam traduzir em melhores resultados escolares dos seus estudantes.
Em 2017, o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior decorrerá no Politécnico de Setúbal.
20 de julho
2016
