
IPS premiado por estratégia consistente nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade
- Categorias Parcerias, Prémios, Projetos Comunitários, Sustentabilidade e Responsabilidade Social
- Data 06/11/2025
Associação Portuguesa de Ética Empresarial reconhece instituição com três prémios
O Politécnico de Setúbal (IPS) foi ontem distinguido com o Prémio Estratégia Responsabilidade Social e Sustentabilidade, galardão entregue anualmente pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) que reconhece o trabalho consistente desenvolvido pelas organizações nestes domínios ao longo dos anos.
Várias vezes distinguido pela APEE, no âmbito da iniciativa Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS), o IPS conquista pela primeira vez, nesta 11.ª edição, este prémio especial que vem dar destaque ao conjunto do trabalho desenvolvido e à importância estratégica atribuída a estes temas. O IPS é também a primeira instituição de Ensino Superior a ser reconhecida com o galardão.
Na mesma cerimónia, que decorreu em Lisboa no âmbito da 20.ª Semana da Responsabilidade Social, o IPS, representado pela sua presidente Ângela Lemos, e pelo vice-presidente para a área da Sustentabilidade, Carlos Mata, arrecadou ainda dois prémios que reconhecem boas práticas no domínio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na categoria Proteger a Vida Terrestre (ODS 15), foi distinguido com o Prémio Gold o projeto de criação de um bosque mediterrânico segundo o método Miyawaki, uma iniciativa de longo prazo, que deu os primeiros passos em 2023, com a plantação de cerca de 2 000 pés de árvores e arbustos autóctones, reunindo a comunidade académica e organizações parceiras.
O projeto IPS Sustentável recebeu, por sua vez, o Prémio Silver, na categoria Educação de Qualidade (ODS 4), pelo seu caráter transversal, ao promover diversos contextos de aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da instituição e região onde se insere, da aprendizagem formal e investigação às atividades extracurriculares e de voluntariado.
Para a presidente do IPS, estas três distinções representam o “reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade académica e parceiros da região, de um modo muito permanente e consistente, por equipas que se dedicam diariamente à concretização de práticas sustentáveis nos diferentes âmbitos dos ODS”.
Ângela Lemos considera, por isso, tratar-se de “um momento de orgulho coletivo, que reafirma o compromisso do IPS com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora de transformação social, reforçando o seu papel na proteção da biodiversidade e na valorização do património natural do território”.
Finalmente, receber o Prémio Estratégia Responsabilidade Social e Sustentabilidade surge como “um sinal claro de que o caminho que temos vindo a percorrer – de integração da sustentabilidade em todas as dimensões da vida institucional – é sólido, coerente e também reconhecido externamente”.
Promovidos pela APEE desde 2015, os prémios RPRSS distinguem a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável.
