
IPS reforça aposta na mobilidade suave com novo posto de reparação de bicicletas
- Categorias Ações e Projetos Sustentáveis, Comunidade, Concursos, Estudantes, Inovação, Notícias, Prémios
- Data 07/01/2026
Estrutura está acessível a toda a comunidade académica a qualquer hora
O Politécnico de Setúbal (IPS) já dispõe de uma estação de reparação de bicicletas, a que podem recorrer os membros da comunidade académica que fazem uso deste meio de transporte não poluente.
A pequena estrutura encontra-se localizada no campus de Setúbal, no exterior da sede da Associação Académica (AAIPS), junto à Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), estando disponível a qualquer hora.
Este posto de trabalho self-service está equipado com suporte para apoio da bicicleta, ferramentas e bomba de ar, permitindo pequenas reparações (mudança e enchimento de pneus, por exemplo) a fim de restabelecer as condições adequadas à circulação.
Este novo equipamento, que pretende ser um contributo para promover formas de mobilidade suave no acesso ao campus, resulta de um dos projetos vencedores da 3.ª edição do concurso “IPS Sustentável”, apoiado financeiramente pelo Banco Santander.
A ideia, para já concretizada apenas em parte, foi apresentada por docentes da ESTSetúbal/IPS e por um estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC), ambicionando ainda a criação de postos para carregamento de bicicletas elétricas, e de cacifos para parqueamento de trotinetas.
“Ao estabelecer condições para realizar pequenas reparações, pretendemos estimular o uso da bicicleta como meio de transporte de confiança. O objetivo é reduzir o peso negativo que o risco de pequenas avarias possa ter no momento de optar pela bicicleta enquanto meio de transporte preferencial”, explica José Sousa, um dos docentes da equipa promotora.
Ainda segundo o responsável, “o impacto do recurso a meios de mobilidade suave, como a bicicleta, é sobejamente reconhecido, quer numa perspetiva de redução no consumo de combustíveis fósseis, quer de melhoria das condições de saúde, pela introdução de atividade física diária”.
