IPS vence Concurso Nacional de Empreendedorismo
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi distinguido no dia 27 de novembro 2013, com o primeiro lugar no Concurso ‘Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2013′, promovido pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.
O prémio foi entregue por Sua Excelência o Presidente da República durante a sessão de encerramento do 10.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que decorreu na Culturgest, em Lisboa, e em que se comemoraram os 10 anos de atividade desta Associação Empresarial.
| ##1## | Este concurso visa premiar as boas práticas e resultados dos Institutos Politécnicos portugueses nos domínios da valorização do conhecimento e no desenvolvimento de uma cultura empreendedora. Na categoria ‘Estratégias de Fomento do Empreendedorismo’, o IPS distinguiu-se pelos bons resultados nas variáveis mais a jusante na cadeia de valor do conhecimento, com destaque para o número de startups criadas, o investimento realizado, o emprego criado e as vendas e valor acrescentado gerado por essas startups. No que diz respeito à categoria ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’, foram analisados indicadores respeitantes ao número e tipologia de patentes submetidas pelo Instituto, à criação de spin-offs criadas com o objetivo de explorar produtos ou serviços resultantes das suas atividades de I&D e à transferência de tecnologia, seja através da venda ou do licenciamento de patentes. |
O IPS mereceu assim a preferência por parte do júri presidido pelo Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, e constituído por Presidentes dos Conselhos Gerais dos Politécnicos Portugueses, convidados a participar.
