Medi@ções dedica novo número à relação escola/família/comunidade – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
Back

Medi@ções dedica novo número à relação escola/família/comunidade

Já se encontra disponível o novo número da Revista Medi@ções,
publicação online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESE/IPS), desta vez dedicada à relação  “Escola, família e comunidade na
construção de parcerias”
 e seu impacto no processo de desenvolvimento e formação
das crianças e jovens. 

Organizada em oito artigos, a nova edição conta com contributos de
autores com origens institucionais diversas, desde docentes e investigadores do Ensino Superior
até professores e educadores, numa abordagem multidisciplinar sobre o que se considera ser
uma “temática emergente nas  políticas  educativas  locais  e  na  construção  de 
parcerias  entre escolas,  famílias  e  comunidades”
, segundo os responsáveis
editoriais Isaura Pedro (ESE/IPS)
 e Pedro Silva (ESECS/Instituto Politécnico
de Leiria).

O primeiro conjunto de textos oferece uma reflexão sobre os fatores culturais, psicossociais
e contextuais  que  influenciam  os  processos  de  aprendizagem,  a transição e o bem-estar
das crianças/jovens.  O segundo núcleo de artigos centra-se, por seu turno, na abordagem  das 
parcerias  entre  escola,  família  e  comunidade  na formação de profissionais da educação.

Sendo aluno na escola, filho em casa, e também membro de uma comunidade, a
criança/jovem é, pois, o “elemento comum nesta relação triangular”, pelo que “se  torna  fulcral 
que  estes  três  vértices  da  relação  não constituam  mundos  à  parte”, consideram os
responsáveis editoriais, apelando para a necessidade de “boas parcerias”.

Este  número  da  Revista  Medi@ções  inclui ainda um artigo na  área  da biodiversidade 
vegetal – “Ensinar   e   aprender   sobre   as   plantas: atividades  dinamizadas  por  futuros 
professores  numa  Biblioteca Municipal” – da autoria de Helena Simões e Sílvia Ferreira,
docentes da ESE/IPS.

##1##

10 de janeiro/2023

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.