
Novo Mestrado em Fisioterapia do Desporto com candidaturas até 26 de maio
- Categorias Candidaturas, Desporto, Mestrados, Saúde
- Data 07/04/2025

Curso de natureza profissionalizante, que resulta de uma parceria entre o Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro
O Politécnico de Setúbal (IPS) e a Universidade de Aveiro (UA), através das respetivas Escolas Superiores de Saúde (ESS/IPS e ESS/UA), associaram-se para a criação de um novo Mestrado em Fisioterapia do Desporto, curso de natureza profissionalizante que passará a funcionar já no próximo ano letivo.
A formação avançada surge com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências especializadas para a intervenção do fisioterapeuta no contexto desportivo, possibilitando aprofundar conhecimentos sobre a intervenção avançada em fisioterapia no desporto, gestão de atletas e otimização do desempenho desportivo.
O novo curso permitirá ainda desenvolver conhecimentos sobre a prática da fisioterapia no desporto e as respetivas considerações éticas a nível nacional e internacional, bem como as capacidades de trabalhar em equipas multidisciplinares e em diferentes contextos desportivos. A prestação de cuidados de emergência seguros e eficazes, bem como a legislação de antidopagem e respetivos procedimentos no âmbito da prática especializada da fisioterapia no desporto são outras das áreas do conhecimento a explorar nesta nova oferta formativa.
O curso, coordenado por Rita Fernandes, docente da ESS/IPS, e Mário Lopes, docente da ESS/UA, dispõe de um corpo docente qualificado e experiente de duas instituições de referência no âmbito da formação pós-graduada na área da Fisioterapia.
Uma equipa que integra igualmente um conjunto de especialistas com reconhecida experiência profissional junto de atletas de diferentes desportos e de vários níveis competitivos, nomeadamente em contexto de elite, nas mais importantes provas nacionais e internacionais, como são os casos dos Campeonatos do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
Com candidaturas a decorrer até 26 de maio, o novo mestrado destina-se a titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, bem como a detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional relevantes para a frequência deste ciclo de estudos, disponibilizando 20 vagas.
A atividades letivas, com início previsto no próximo mês de setembro, decorrerão ao longo do ano letivo presencialmente, nas instalações das duas escolas parceiras, e também à distância e em regime híbrido, contemplando as metodologias de aprendizagem experiencial, aprendizagem baseada em casos, aulas teóricas, teórico-práticas, aulas tutoriais, estudo autónomo e aprendizagem em contexto clínico.
Toda a informação disponível aqui.