O IPS e a Promoção do Sucesso Escolar: Uma intervenção prioritária – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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O IPS e a Promoção do Sucesso Escolar: Uma intervenção prioritária

A promoção do sucesso escolar constitui um dos eixos prioritários de desenvolvimento do IPS, o que é claramente assumido pela atual presidência e se traduz na conceção e adoção de medidas que ampliem as ações já concretizadas neste âmbito.

A nomeação de um Pró-Presidente para a promoção do sucesso escolar consagra esta preocupação central da instituição com a qualidade da formação dos estudantes do IPS e com a melhoria contínua dos processos de ensino/aprendizagem e dos seus resultados. A este propósito, apresentámos algumas questões ao Professor Fernando Almeida, Pró-Presidente do IPS para a Promoção do Sucesso Escolar, numa entrevista que esclarece sobre a intervenção do IPS neste domínio.

##1## – Como se tem efetivado a atuação da instituição na promoção do sucesso escolar?

A consciência e preocupação relativamente aos problemas do insucesso e do abandono no IPS não são recentes – são problemas identificados há alguns anos, suscitando processos de reflexão sobre as suas causas e sobre o modo como poderiam ser minimizados.
O processo de adequação dos nossos cursos ao modelo de Bolonha constituiu um marco significativo nesta reflexão devido à necessidade de um ensino mais centrado no estudante e na aquisição de competências, o que se traduziu na afirmação de metodologias de ensino/aprendizagem mais diversificadas.

No “Plano estratégico de desenvolvimento do IPS: 2007-2011”, o insucesso escolar foi identificado como um problema a resolver, definindo-se algumas ações que visavam a sua redução, nomeadamente através de um programa de formação pedagógica dos docentes e a criação de condições para a adoção de novas metodologias pedagógicas.

Em setembro de 2008, foi criada a UNIQUA-IPS (Unidade para a Avaliação e a Qualidade do IPS) que, entre outras funções, pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas do IPS. Também em 2008, o processo de avaliação externa do IPS realizado pela EUA (European University Association) considerou fundamental o combate ao insucesso escolar.

Deste modo, tem-se criado um contexto favorável à discussão do problema do insucesso e do abandono e de ações que visam a sua minimização, o que tem ocorrido a diferentes níveis dos órgãos de gestão do IPS e das Escolas. Em 2011 o “Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar” definiu linhas orientadoras para a avaliação dos estudantes que implicaram alterações nos regulamentos de frequência e avaliação das Escolas do IPS.

Mais recentemente, em 2014, uma das pró-presidências do IPS é dedicada à promoção do sucesso escolar, sinalizando-se, deste modo, a relevância e especificidade desta área de atuação.

– É possível fazer-se uma caracterização dos problemas do insucesso e do abandono escolares no âmbito do IPS?

Com a criação da UNIQUA-IPS em 2008, o desenvolvimento de procedimentos sistemáticos de recolha e tratamento da informação sobre o funcionamento do IPS, nomeadamente no que se refere aos resultados escolares dos estudantes, tem dotado a instituição de elementos informativos que facilitam a reflexão interna e propiciam a definição de planos de ação mais adequados. Assim, estes processos de monitorização do desempenho académico dos nossos estudantes permitem conhecer a dimensão e a evolução do insucesso e a sua significativa variação em função das escolas, dos cursos e das áreas disciplinares.

Também se têm desenvolvido vários estudos aprofundados, que têm contribuído para um melhor conhecimento destes problemas. No entanto, tendo em consideração a complexidade do fenómeno do insucesso, torna-se necessário um maior aprofundamento dos estudos já realizados, de modo a conhecer-se a interferência de fatores estruturais, institucionais e individuais nos percursos académicos dos nossos estudantes.

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