Politécnico de Setúbal certifica 30 professores guineenses – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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Politécnico de Setúbal certifica 30 professores guineenses

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O diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS),
João Pires, marcou presença este sábado, 4 de março, em Bissau, na cerimónia de entrega
de certificados do Curso de Complemento de Formação em Educação, ação que permitirá
elevar o grau académico de bacharelato para licenciatura a 30 docentes das escolas de
formação inicial da Guiné-Bissau.

A formação, ministrada pela ESE/IPS, teve início em janeiro de 2022 e decorreu no
quadro do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo (PRECASE) da Guiné-
Bissau, financiado pelo Instituto Camões e implementado pela ONGD FEC – Fundação Fé e
Cooperação, em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, o Instituto
da Educação da Universidade de Lisboa e a ESE/IPS.

O plano de estudos, que abrangeu docentes de todas as Escolas de Formação Inicial do
país, distinguiu-se por disponibilizar um modelo de ensino-aprendizagem híbrido, conjugando
metodologias online e presenciais, focado nas áreas disciplinares de Língua
Portuguesa, Ciências da Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Expressões,
Didática das Ciências Naturais e Sociais, Didática da Matemática e Didática das Expressões.
Como resultado, três dezenas de docentes tiveram oportunidade de reforçar competências,
aprofundar conhecimentos e elevar o seu grau académico.

Para João Pires, trata-se de um “orgulho para a ESE/IPS” integrar o PRECASE, que conta
com o envolvimento de 26 dos seus docentes de várias áreas científicas, bem como ver
concluída a primeira das três principais componentes previstas no programa. O diretor
recorda a experiência já longa da ESE/IPS em matéria de projetos internacionais de
cooperação e formação, nomeadamente na Guiné-Bissau, país com o qual colabora, desde
1991, na elaboração de programas e manuais escolares ou na formação de formadores.
“Sabemos que os países não vivem isolados no mundo e é necessária a criação de sinergias,
colaborações e aprendizagens comuns. Acreditamos que a colaboração e cooperação entre as
instituições de ensino superior de Portugal e da Guiné-Bissau potenciam o desenvolvimento
de conhecimento científico”.

O responsável realça ainda as aprendizagens que a experiência deixou no corpo docente
da ESE/IPS. “A riqueza do ensino é mesmo esta, professores e alunos aprenderem
colaborativamente, para um melhor sistema educativo”.

A cerimónia de entrega de certificados decorreu nas instalações da Escola Superior de
Educação – Unidade de Ensino 17 de Fevereiro e contou também com as presenças do
embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Caroço, do diretor-geral da Escola Superior de
Educação, Eugénio Na Luta, em representação do Ministério do Ensino Superior e
Investigação Científica (MESIC), do diretor da Escola Superior de Educação – Unidade de
Ensino 17 de Fevereiro, João Ialá, e da representante da FEC na Guiné-Bissau, Carla Pinto.

10 de
março/2022

 

 

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