Politécnico de Setúbal consolida estratégia de Internacionalização
##1##
A 2ª Semana Internacional do IPS vai ter lugar de 11 a 15 de Maio 2009, nas cinco Escolas Superiores do Instituto, no campus de Setúbal (Estefanilha) e no campus do Barreiro (Quinta dos Fidalguinhos).
Com a participação de cerca de trinta professores de instituições parceiras da Europa e do Brasil, o Programa da Semana inclui aulas abertas, reuniões de trabalho e workshops, a visita às instalações e ainda uma Feira Internacional, onde serão apresentadas as várias instituições participantes e os produtos gastronómicos de cada país. Um jantar convívio e uma visita cultural à Região de Setúbal são outras actividades destinadas a estreitar relações e aprofundar a cooperação entre os participantes.
A realização da Semana Internacional do IPS tem por objectivo a promoção da internacionalização do Instituto, incentivando a mobilidade de estudantes e de pessoal, promovendo o conhecimento mútuo entre as instituições parceiras e proporcionando a oferta de aulas internacionais nas áreas de conhecimento das Escolas do IPS.
Esta iniciativa insere-se na actual estratégia de internacionalização do IPS, que teve como ponto alto de 2008 a avaliação internacional, por parte da Associação Europeia de Universidades (EUA). Ainda em 2008, com o apoio financeiro do Banco Santander Totta, procedeu-se ao alargamento da cooperação e das relações internacionais do IPS com países fora do espaço europeu, nomeadamente o Brasil. Neste país, em resultado de visitas institucionais realizadas durante o passado mês de Março, foram estabelecidos acordos bilaterais com cinco universidades: a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de São Paulo e as Universidade Federais de Campinas, de Santa Catarina e da Paraíba.
Outras actividades na área da internacionalização incluem a coordenação de dois Programas Intensivos, que envolvem a deslocação a Setúbal de duas turmas de estudantes europeus e respectivos professores, um na área da Saúde e outro na área da Educação. Sendo que parte do Programa da Saúde decorre em simultâneo com o da 2ª Semana Internacional, no período de 3 a 15 de Maio o IPS acolhe 38 professores e 39 estudantes internacionais, que se juntam aos 29 estudantes actualmente a desenvolver períodos de estudo no IPS .
