Politécnico de Setúbal no Caminho Certo
Os primeiros resultados da avaliação internacional do IPS, pela EUA (Associação Europeia de Universidades), asseguram que o Instituto, aberto à mudança e à modernidade, traçou o rumo certo para o seu futuro.
A apresentação dos resultados preliminares decorreu na passada sexta-feira, dia 10 de Outubro, em sessão pública realizada no campus do IPS, e esteve a cargo do Presidente da equipa de avaliadores da EUA, Prof. John Kelly. Estes resultados basearam-se na análise do relatório de auto-avaliação institucional e em duas visitas da equipa da EUA ao IPS.
A equipa relatou ter ficado bem impressionada com os estudantes que se referiram aos padrões académicos e à qualidade da formação, elogiando os seus professores e demonstrando orgulho em estudar no IPS, embora tenham revelado alguma insatisfação em relação à sobrecarga de trabalho dos programas de estudo.
A recente criação da UNIQUA-IPS (Unidade para a Avaliação e Qualidade do IPS) mereceu um destaque especial, tendo sido considerada uma boa iniciativa, cuja tarefa imediata deve ser analisar a implementação dos programas dos cursos recentemente adaptados a Bolonha. A internacionalização foi outra das áreas focadas como uma aposta forte no futuro, com a qual a equipa de avaliadores concorda e que reforça. Quanto à investigação, a equipa sugere que se aproveite bem a relação com as empresas que beneficiam da influência do instituto na região criando uma «win win situation».
Foi notado que a nova legislação e os novos estatutos visam a centralização. Esta centralização reforça a liderança, algo vital nesta fase de transição marcada pelas sistemáticas e rápidas mudanças.
Concluíram que o IPS, embora sendo uma instituição de ensino superior relativamente recente no panorama nacional, se encontra numa fase de transição tendo, porém, já conseguido estabelecer-se bem na região. Terminaram sublinhando que a estratégia do IPS está bem delineada e que «the team at the top is the right one».
| ##2## | ##1## |
