
Politécnico de Setúbal regista aumento de colocados em CTeSP

Perto de 680 novos estudantes ingressam em formações de curta duração
O Politécnico de Setúbal (IPS) recebe neste ano letivo mais 678 novos estudantes, através do concurso especial para Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), formações de curta duração de natureza prática e orientadas para o mercado de trabalho.
Dos 33 CTeSP com vagas abertas na 1.ª fase, uma dezena não teve preenchimento total de vagas, o que confirma um crescimento significativo na procura deste tipo de oferta formativa, com um aumento de 1349 candidaturas relativamente ao ano anterior, num total de 5547 validadas. Engenharia e Tecnologia e Ciências Empresariais foram as áreas disciplinares com maior número de colocações.
Estes resultados vêm comprovar que a combinação entre formação teórica, experiência prática e laboratorial e os estágios torna os CTeSP uma opção extremamente atrativa para os estudantes. Refira-se que os CTeSP têm a duração de dois anos letivos, incluindo um período de seis meses de estágio no último semestre, oferecendo duas vantagens significativas: permite a entrada direta no mercado de trabalho e/ou a possibilidade de prosseguir os estudos para uma licenciatura.
Para a 2.ª fase, a decorrer de 24 a 28 de setembro, o IPS vai abrir candidaturas para 10 cursos, disponibilizando um total de 100 vagas. As formações são, na sua maioria, correspondentes a CTeSP deslocalizados, em Sines e em vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira). Neste universo, destaca-se o CTeSP em Tecnologias Avançadas de Construção, um novo curso criado em parceria com o Grupo Casais.
Quanto às formações ministradas nos seus campi, o IPS mantém candidaturas abertas aos CTeSP em Produção Aeronáutica, Qualidade Ambiental e Alimentar, e em Construção Civil (diurno e noturno), este último contemplado com a Bolsa Tecnovia.
Toda a informação disponível aqui.