Presidente da República inaugurou Esc. Sup. Tecnologia Barreiro
##7##
O Presidente da República inaugurou no dia 20 de Abril, as instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal.
O Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva foi recebido pelo Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, pelo Director da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e pelo Presidente da Associação de Estudantes da Escola, num evento que contou com a presença de centenas de convidados, nomeadamente entidades governamentais, representantes de organismos públicos e de instituições dos ramos empresarial, cultural e do ensino, estudantes, docentes e funcionários não docentes da instituição.
A visita teve início com a apresentação de uma escultura da autoria de Maria José Brito, dedicada aos estudantes e à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, a que se seguiu o descerramento da placa de inauguração, no átrio da Escola, e uma visita às instalações, tendo terminado com um momento de convívio no espaço reservado ao Refeitório da Escola. Durante a visita o Presidente da República e sua comitiva tiveram oportunidade de apreciar momentos musicais proporcionados pelas Tunas da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e da Escola Superior de Ciências Empresariais.
No que respeita ao percurso feito há ainda a destacar a visita aos Laboratórios de Engenharia Química e Engenharia Civil, à Associação de Estudantes da Escola, ao Centro de Documentação e ao Auditório.
##8## ##12## ##11##
Um pouco de história
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro iniciou a sua actividade formativa no ano lectivo de 1999/2000 em instalações provisórias.
Após dois anos de construção, as instalações definitivas da ESTBarreiro/IPS ficaram concluídas e prontas a entrar em funcionamento em Setembro de 2007.
O projecto, da autoria dos Arquitectos José e Nuno Mateus da empresa ARX Portugal, apresenta características inovadoras e marcantes, suficientes para se destacar no contexto urbano da cidade do Barreiro, o que tem sido uma das características e objectivo dos projectos das Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, visível em construções anteriores.
##1## ##2## ##3##
O edifício caracteriza-se por um bloco de maior dimensão em altura, o qual se constitui como um marco sinalizador da própria estrutura, destacando-se pela inexistência de vãos na sua fachada voltada a Norte. Os restantes corpos, de menor altura, alongados e apresentando a mesma orientação, pressupõem um conjunto de massas que deslizaram entre si e que, com tal, produziram faces de textura diferenciada. Além disso, aproveitando a inclinação natural do terreno, a estrutura parece saída da terra, no seu lado nascente, “arrastando” consigo zonas verdes pela cobertura.
Interiormente, os espaços apresentam uma excelente luminosidade, sendo a monotonia dos extensos corredores quebrada por amplas aberturas, que permitem vislumbrar o exterior dos corpos do edifício ou que dão para pátios interiores, o que causa grande impacto visual. As escadas de acesso entre pisos constituem outro elemento marcante, nas quais se destacam elegantes corrimãos metálicos.
O grande auditório, com uma capacidade para cerca de 300 pessoas, e a biblioteca, que se estende por dois pisos, são dois espaços nobres, sóbrios e elegantes, que se destacam pela simplicidade e se perspectivam muito acolhedores.
##4## ##5## ##6##
A nova Escola, com uma área de cerca de 10 000 m2, possibilitou o adequado funcionamento das actividades escolares, cumprindo-se assim um dos grandes objectivos da actual Direcção que passa pela disponibilização de condições apropriadas para ministrar formações de cariz tecnológico, inseridas no ensino superior público. Para o efeito, a
