Presidente do Conselho Geral quer reforçar a presença do IPS no Ensino Superior
Tomada de Posse do Novo Presidente do Conselho Geral
Ao tomar posse como novo Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Setúbal, o Eng. António Freitas – Director Geral e Administrador Delegado da Pioneer Technology Portugal SA., disse acreditar que o IPS pode “continuar a reforçar a sua posição de referência no ensino superior em Portugal”. No discurso de cerimónia que decorreu esta segunda-feira (18 de Maio), no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (Campus do IPS) referiu que “esta é a tónica que nos fará mover neste mandato de 4 anos”.
Criar valor na Sociedade
Eleito de entre as oito personalidades externas cooptadas, o Presidente do Conselho Geral do IPS sublinhou a importância da comunidade integrar os órgãos de gestão das instituições de ensino superior, traduzindo-se em benefícios mútuos – “Entendo que é uma necessidade de criação de mais valor que os representantes da sociedade podem trazer às escolas, porque são eles que sentem mais de perto essa necessidade no seu dia-a-dia, tendo de desenvolver soluções para serem bem sucedidos”.
Para o responsável empossado, “o melhor resultado pode e deve ser medido pelo maior nível de aceitação e de sucesso dos alunos na sociedade, onde irão pôr em prática tudo aquilo que absorveram durante os anos académicos, como também, e mais importante ainda, criar novos conceitos para permitir o avanço real dessa sociedade, demonstrando o seu sucesso na vida académica pela capacidade de aprender a aprender, criando mais do que aquilo que lhes foi ensinado”.
Partilhar experiência
“É com este entendimento, de que receberemos tanto mais do que aquilo que damos, que me proponho partilhar as experiências e conhecimentos adquiridos para a criação de um instituto que sirva cada vez mais e melhor os interesses da sociedade regional”, referiu o Eng. António Freitas.
Trabalhar em Equipa
O futuro, feito de desafios e exigências permanentes, é no entender do novo responsável institucional resultado do trabalho colectivo – “Não consigo nem sei fazer coisas sozinho, por isso qualquer resultado positivo emergente do conselho geral será fruto de uma equipa que tem um potencial enorme, e que, acredito, se conseguirá unir em torno de objectivos comuns (…) a bem do sucesso profissional, com um contributo importante no desenvolvimento económico da sociedade portuguesa”
Apostar na diferenciação enquanto estratégia
Resultante da aplicação do Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), o Politécnico de Setúbal faz aplicar os normativos daí decorrentes, ajustando, deste modo, a realidade da instituição. Para o Eng. António Freitas, é pelos factores de diferenciação que se afirmam estratégias e, neste caso em particular, deixou o repto: “Contamos com a nossa força para marcarmos a força da diferença do IPS”
Um dia histórico para o Instituto Politécnico de Setúbal
Na cerimónia de posse o Prof. Armando Pires, Presidente do IPS, considerou que “O dia de hoje entrará para a história do nosso Instituto como o dia da tomada de posse do primeiro Presidente eleito de um órgão de governo do IPS, não pertencente aos “quadros” da nossa instituição”.
Com as alterações introduzidas pelo RJIES, é expressa a necessidade de haver uma abertura
