Projeto de diplomados do IPS no pódio do 12º Poliempreende – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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Projeto de diplomados do IPS no pódio do 12º Poliempreende

Francisco Fernandes e Carla Ventura licenciaram-se em engenharia informática no IPS, mas foi junto das crianças que encontraram a sua verdadeira missão: criar jogos lúdicos e didáticos. Estes jogos ajudam as crianças, mesmo com necessidades especiais, a aprender autonomamente sobre diferentes áreas como a Matemática, Línguas e Música.

Foi na IPStartUP (incubadora de ideias de negócio do IPS) que o projeto “Play4edu” saiu da caixa e ganhou contornos, alcançando o 3º lugar na fase nacional da 12ª edição do concurso Poliempreende.

Para o casal de engenheiros, o ano de 2015 tem sido uma verdadeira aventura porque “marca a fase em que passámos de criadores de jogos em casa para profissionais e em que vamos lançar a empresa, que será o nosso projeto de vida”.

##2## 1 – Em que consiste o projeto e o que podem as crianças encontrar na “Play4edu”?

Carla: O projeto consiste em jogos educativos, para crianças dos 03 aos 12 anos de idade. Atualmente temos quatro jogos disponíveis para download nas APP Stores (Google Play e Appstore IOS), nomeadamente a “Princess Agnes and friends”, “Baby feed animals”, “Prisma” e o “Children play music”. O jogo “Learning Adventure” está disponível apenas em versão de demonstração online (em jads.play4edu.com).

Todos os jogos estão traduzidos em três línguas, português, inglês e alemão, sendo que o jogo “Princess Agnes and friends” está também disponível em espanhol.

Para promover os jogos, surgiu também a ideia de associarmos brinquedos aos jogos, ou seja, a criança pode ter um exemplar das personagens. Pensando também numa vertente mais solidária e de inclusão social, equacionamos envolver pessoas com deficiência na criação dos brinquedos, considerando as suas capacidades artísticas. Também desenvolvemos jogos à medida para clientes, jogos didáticos com temas mais sérios ou jogos para fazer publicidade a uma marca.

Na Play4edu as crianças podem encontrar aplicações (APP) de qualidade, que lhes ensinam algo ao mesmo tempo que estão a brincar. Cada criança aprende ao seu ritmo, o que faz com que os jogos possam ser utilizados por todas as crianças, mesmo com necessidades especiais, permitindo integrar todos na mesma sala de aula. São uma excelente ferramenta para os Professores e de futuro pretendemos inserir funcionalidades para acompanhar o desenvolvimento da criança, que permitam avaliar qual o jogo e a área que gostam mais e que capacidades precisa de desenvolver.

Francisco: Tentamos sempre aliar a parte educativa a uma parte mais lúdica. Existem desafios na área da matemática, línguas e música onde ganham pontos que depois podem utilizar no jogo central que é mais lúdico, isto para incentivar a criança a jogar primeiro na parte mais educativa.
Todas as nossas APP e jogos encontram-se protegidos, se surgir uma proposta para sair do jogo ou da aplicação ou para passar para outras páginas, esta só se efetua com autorização dos pais, sendo necessária uma validação.

2 – O que vos motivou a desenvolver a “Play4edu”?

Carla: Foi o Francisco que começou o projeto com a criação do primeiro jogo, o “Learning Adventure”. Entretanto, ambos ficámos desempregados e não parámos, tivemos um ano a aperfeiçoar este jogo. Começámos a perceber que isto tinha de ser mais profissional e contámos com o apoio da Associação Tempos Brilhantes, que apoia o desenvolvimento de projetos educativos diferenciadores e inovadores.

O facto de termos crianças em casa permitiu-nos ver aquilo que gostam de jogar e faz-nos orientar o trabalho e também porque existem APP/Jogos que apesar de destinadas a crianças têm publicidade imprópria e nã

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