Projeto Demola | Gestão de Projetos em Co-Criação | Inscrições abertas
O IPS associa-se ao projeto Demola, uma iniciativa de origem finlandesa, que junta
estudantes, docentes e empresas/instituições em resposta a desafios reais ou problemas da
comunidade que exigem inovação e onde é necessária uma ampla variedade de
competências.
A informação específica para docentes e estudantes está disponível abaixo.
—————————————————————————————
DOCENTES – Formação contínua de docentes e outros agentes de
educação e formação – Metodologia DEMOLA
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a investir na construção de comunidades de
professores para promover projetos de cocriação com empresas. Entre 2020-2023, será
oferecida uma formação para professores do IPS e de Escolas Profissionais, sendo que
participaram em cada ação de formação 10 professores (8 do IPS e 2 de Escolas
Profissionais). Na formação, os professores aprenderão a utilizar práticas pedagógicas
modernas e aplicadas globalmente. Ganharão confiança para utilizar novas ferramentas e
métodos, de forma a capacitar os alunos a participarem no desenvolvimento sustentável e na
resolução de desafios futuros. Nesta formação vão experienciar o processo de cocriação como
cocriadores e também facilitadores. Esperamos que os professores envolvidos atuem como
embaixadores na criação de diferentes oportunidades de aprendizagem para os alunos da sua
Escola e do IPS.
Candidatura
Os docentes do
Ensino Superior Politécnico (IPS e do Ensino Profissional, que estejam interessados em
participar nesta ação de formação, devem formalizar a sua candidatura, até 31
de maio de 2022, através do formulário online.
Desafios
• O contexto dos
desafios provém de problemas sociais, de empresas, de organizações públicas e de grupos de
investigação
• Os casos são projetados com os participantes na formação utilizando
tendências futuras (megatrends)
• Pessoas das organizações convidadas como
especialistas nas milestones do processo
Formação
O programa da
formação consiste em workshops online de 1 dia por semana, avaliação contínua e apoio de
co-facilitação.
Os professores envolvidos irão facilitar, ao longo do 1º semestre do ano
letivo 2022/2023, uma, ou mais equipas, de alunos, em conjunto com representantes de
empresas/instituições e outros docentes.
– Sessões Síncronas (192 h)
•
Calendário de formação
– De setembro de 2022 a janeiro de 2023
–
Todas as segundas-feiras das 09h00 às 15h00
– Sessões Assíncronas (152h)
• Calendário de formação
– De
setembro de 2022 a janeiro de 2023
As informações mais detalhadas estão disponíveis no ##2##
——————————————————————————-
ESTUDANTES
Até 30 de setembro de
2022 os estudantes do IPS podem inscrever- se online para participar no projeto
Demola – Gestão de Projetos em Co-Criação. As equipas multidisciplinares do IPS
desenvolverão a sua atividade, de outubro ao inicio de janeiro, com o apoio de dois
facilitadores (um docente do IPS e um gestor da empresa ou organização).
O projeto permite:
- Trabalhar em equipa, em ambientes multidisciplinares, multinacionais, multiculturais e de
co-criação; - Propor soluções para desafios ou problemas reais da comunid
