Projeto GEN10S Portugal ensinou 4000 crianças a programar
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Cerca de 4000
alunos, dos 5.º e 6.º anos, e mais de 500 professores, de 62 escolas de todo o
País, incluindo as ilhas, concluíram a sua formação em
linguagem de programação Scratch no âmbito do projeto
GEN10S Portugal, uma parceria entre a SIC Esperança, a Google.org
e a fundação Ayuda en Acción, que contou
com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a quem coube a
conceção e coordenação nacional do curso.
A conclusão da
fase de implementação do projeto a nível nacional, que arrancou
oficialmente em outubro de 2017, foi assinalada no passado dia 21 de junho, em Lisboa, no
evento GEN10S Party, com apresentação de resultados e entrega de brindes e
certificados aos participantes.
Na ocasião,
Miguel Figueiredo, um dos docentes do Centro de Competências TIC da
Escola Superior de Educação (ESE/IPS) que coordenaram o
processo de formação, fez um balanço desta missão
“muito difícil, mas também muito entusiasmante e
gratificante”, que começou com uma fase piloto implementada em quatro
escolas de Setúbal e Lisboa. “Coube-nos construir e testar
os materiais e a própria metodologia do projeto, e depois passar essa
informação para os nossos parceiros dos Centros de Competências TIC e
dos Centros de Formação de Professores que trabalharam connosco no
projeto, sendo que cada um deles encontrou, quer os professores Scratch, quer as turmas
com quem veio a trabalhar”.
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O projeto, que
pretendeu promover a igualdade de oportunidades na área digital e reduzir
barreiras socioeconómicas e de género, teve também as virtudes de
fomentar a criatividade e a autonomia, “dando às
crianças a liberdade de transformarem as suas ideias e projetos em produtos digitais
concretos, em vez de serem apenas consumidoras de tecnologia”, bem como a
cooperação, já que “a própria
metodologia assentava no trabalho colaborativo, cada um dos alunos contribuindo com as
suas competências e ideias”, sublinhou ainda o docente.
Na hora do
balanço, Mercedes Balsemão, presidente da SIC
Esperança, destacou as componentes de “integração
social e tecnológica e de inovação educacional” do GEN10S,
felicitando o IPS pelo trabalho de formação dos professores. “Foi um
curso muito bem estruturado e muito motivador, contemplando a parte da
introdução à técnica, os trabalhos individuais e depois toda a
dinâmica dos trabalhos em grupo. Estamos todos de parabéns!”,
concluiu.
Maria
Carreira e Francisco Daniel, do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho, no Barreiro,
foram alguns dos alunos que puderam testemunhar, na primeira pessoa, esta
aventura de aprender a programar na escola. “Foi uma experiência muito
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