Projeto GEN10S Portugal ensinou 4000 crianças a programar – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
Back

Projeto GEN10S Portugal ensinou 4000 crianças a programar

##1##

Cerca de 4000
alunos, dos 5.º e 6.º anos, e mais de 500 professores, de 62 escolas de todo o
País, incluindo as ilhas, concluíram a sua formação em
linguagem de programação Scratch no âmbito do projeto
GEN10S Portugal, uma parceria entre a SIC Esperança, a
Google.org
e a fundação Ayuda en Acción, que contou
com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a quem coube a
conceção e coordenação nacional do curso
.

A conclusão da
fase de implementação do projeto a nível nacional, que arrancou
oficialmente em outubro de 2017, foi assinalada no passado dia 21 de junho, em Lisboa, no
evento GEN10S Party, com apresentação de resultados e entrega de brindes e
certificados aos participantes.

Na ocasião,
Miguel Figueiredo, um dos docentes do Centro de Competências TIC da
Escola Superior de Educação (ESE/IPS)
que coordenaram o
processo de formação, fez um balanço desta missão
“muito difícil, mas também muito entusiasmante e
gratificante”, que começou com uma fase piloto implementada em quatro
escolas de Setúbal e Lisboa.  “Coube-nos construir e testar
os materiais e a própria metodologia do projeto, e depois passar essa
informação para os nossos parceiros dos Centros de Competências TIC e
dos Centros de Formação de Professores que trabalharam connosco no
projeto, sendo que cada um deles encontrou, quer os professores Scratch, quer as turmas
com quem veio a trabalhar”. 

##2## ##3##

O projeto, que
pretendeu promover a igualdade de oportunidades na área digital e reduzir
barreiras socioeconómicas e de género, teve também as virtudes de
fomentar a criatividade e a autonomia, “dando às
crianças a liberdade de transformarem as suas ideias e projetos em produtos digitais
concretos, em vez de serem apenas consumidoras de tecnologia”, bem como a
cooperação, já que “a própria
metodologia assentava no trabalho colaborativo, cada um dos alunos contribuindo com as
suas competências e ideias”, sublinhou ainda o docente.

Na hora do
balanço, Mercedes Balsemão, presidente da SIC
Esperança
, destacou as componentes de “integração
social e tecnológica e de inovação educacional” do GEN10S,
felicitando o IPS pelo trabalho de formação dos professores. “Foi um
curso muito bem estruturado e muito motivador, contemplando a parte da
introdução à técnica, os trabalhos individuais e depois toda a
dinâmica dos trabalhos em grupo. Estamos todos de parabéns!”,
concluiu. 

Maria
Carreira e Francisco Daniel, do Agrupamento de Escolas Álvaro Velho, no Barreiro,
foram alguns dos alunos que puderam testemunhar, na primeira pessoa, esta
aventura de aprender a programar na escola. “Foi uma experiência muito
div

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.