A pensar nos alunos com baixo desempenho em disciplinas nas áreas de
Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), e também nas
necessidades do mercado da aviação, em franco crescimento, já
está em marcha, desde novembro último, um projeto no âmbito do
programa Erasmus+, envolvendo sete parceiros europeus, entre os quais o
Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
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O projeto, que dá pelo nome de “Learn & Fly”, tem
como público-alvo os alunos do ensino secundário e pretende, ao longo dos
próximos dois anos, dar a conhecer e desenvolver o gosto pela
aeronáutica junto das camadas mais jovens, em plena fase de escolha de
uma vocação/área de estudos, recorrendo a materiais
didáticos inovadores e atrativos.
Aprovado no âmbito da convocatória de 2017 do Erasmus+
(Ação-chave 2 – Parcerias Estratégicas), o novo projeto
é coordenado pela INNpuls, uma instituição polaca, envolvendo
também como parceiros a Quasar, a Inova+, o Agrupamento de Escolas
Sebastião da Gama e o IPS, de Portugal, a Fundación para la
Formación Tecnica en Maquina-Herramienta, de Espanha, e a Fundacja Wspierania
Edukacji przy Stowarzyszeniu “Dolina Lotnicza”, da Polónia.
Ao Politécnico de Setúbal, através de uma
equipa de quatro docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
(ESTSetúbal/IPS), cabe a conceção dos exercícios e materiais
que constituirão os kits Learn&Fly STEM, cuja primeira
versão deverá estar disponível já em setembro deste
ano.
O kit destinado aos docentes contemplará
informação técnica mais detalhada, enquanto o kit dos
alunos terá ao dispor, por seu turno, toda a informação
necessária para projetar, construir e testar um pequeno planador de
aeromodelismo.
Perante este desafio, “os estudantes têm de perceber a
física do voo, nomeadamente forças e movimentos aplicadas a uma
aeronave, que são as mesmas de uma aeronave real, pelo que a Física tem
um fator preponderante neste projeto”, explica Nuno Nunes, o docente
responsável, realçando os conhecimentos que serão desenvolvidos
também nas áreas de Ciência dos Materiais e Processos
Tecnológicos.
A ligar as várias abordadas está a necessidade de manipular
expressões numéricas, efetuar cálculo, consultar e elaborar
gráficos, “pelo que a Matemática assume um papel de denominador
comum, sendo uma ferramenta necessária a incluir no kit“,
adianta ainda o docente.
Quanto à escolha da aeronáutica como temática
âncora deste projeto, Nuno Nunes recorda o “desenvolvimento da
aviação a nível global e a necessidade, identificada por várias
entidades, de técnicos ao longo dos próximos anos, ao nível da
produção (engenheiros e técnicos), da manutenção
(técnicos de manutenção aeronáutica) e da
operação (pilotos)”. A instalação, na região
Alentejo, de várias