Secretário de Estado encerra Roteiro para uma Educação Antirracista
O secretário de Estado da Educação, João
Costa, é um dos oradores do seminário de encerramento do
Roteiro para uma Educação Antirracista, que decorre no
próximo sábado, dia 1 de junho, pelas 10h00, no Cinema
Charlot, sob o tema “Políticas de combate ao racismo e
desigualdade étnico-racial”.
O roteiro, iniciativa da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), em parceria com a Câmara Municipal
de Setúbal (CMS), fecha assim o ciclo de conferências e debates
que vem promovendo desde janeiro, em vários espaços da cidade de
Setúbal, convidando para a discussão também os decisores
políticos.
Ao governante, que intervém no painel “Que políticas educativas
antirracistas?”, juntam-se também Pedro Calado, Alto
Comissário para as Migrações, Maria Emília
Brederode Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação,
e Ricardo Oliveira, vereador da Educação da CMS.
A discussão, que prossegue ao longo de mais dois painéis
temáticos, conta igualmente com os contributos de vários
académicos que se têm debruçado sobre a
territorialização das desigualdades educativas, bem como de educadores e
professores, que se propõe partilhar a sua experiência quotidiana de
práticas escolares de combate às desigualdades étnico-raciais.
Recorde-se que, ao longo destes cinco meses, estiveram em cima da mesa temas como
o legado colonial na educação e sociedade portuguesa, as formas de
representação e a representatividade étnico-racial no campo de
produção de conhecimento, e as políticas e práticas educativas
(anti)racistas em educação. Em jeito de balanço, Cristina
Roldão, uma das docentes responsáveis pela iniciativa, considera que
“o debate, a reflexão coletiva e a diversidade de vozes que
caraterizaram este roteiro foram motores para uma desconstrução
crítica do racismo na educação e para pensar estratégias
antirracistas concretas”.
Neste último encontro, “com a mesma perspetiva de que uma
educação mais inclusiva se faz através da ação
informada, do diálogo e da capacidade de construir coletivamente”,
procurou-se “criar um espaço de encontro e diálogo entre
decisores políticos, a nível local e nacional, académicos e atores que
vão construindo uma escola mais inclusiva no quotidiano da sala de aula”
, conclui.
Em setembro, cumpre-se a última componente do roteiro,
com uma visita guiada, no dia 28, aos lugares da
presença negra e escrava na região de Setúbal, uma viagem
no tempo entre os séculos XV e XIX.
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28 de
maio/2019
