Secretário de Estado encerra Roteiro para uma Educação Antirracista – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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Secretário de Estado encerra Roteiro para uma Educação Antirracista

 

O secretário de Estado da Educação, João
Costa
, é um dos oradores do seminário de encerramento do
Roteiro para uma Educação Antirracista, que decorre no
próximo sábado, dia 1 de junho, pelas 10h00, no Cinema
Charlot
, sob o tema “Políticas de combate ao racismo e
desigualdade étnico-racial”.

O roteiro, iniciativa da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), em parceria com a Câmara Municipal
de Setúbal (CMS)
, fecha assim o ciclo de conferências e debates
que vem promovendo desde janeiro, em vários espaços da cidade de
Setúbal, convidando para a discussão também os decisores
políticos.

Ao governante, que intervém no painel “Que políticas educativas
antirracistas?”, juntam-se também Pedro Calado, Alto
Comissário para as Migrações
, Maria Emília
Brederode Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação
,
e Ricardo Oliveira, vereador da Educação da CMS.  

A discussão, que prossegue ao longo de mais dois painéis
temáticos, conta igualmente com os contributos de vários
académicos que se têm debruçado sobre a
territorialização das desigualdades educativas, bem como de educadores e
professores, que se propõe partilhar a sua experiência quotidiana de
práticas escolares de combate às desigualdades étnico-raciais.

Recorde-se que, ao longo destes cinco meses, estiveram em cima da mesa temas como
o legado colonial na educação e sociedade portuguesa, as formas de
representação e a representatividade étnico-racial no campo de
produção de conhecimento, e as políticas e práticas educativas
(anti)racistas em educação. Em jeito de balanço, Cristina
Roldão, uma das docentes responsáveis pela iniciativa, considera que
“o debate, a reflexão coletiva e a diversidade de vozes que
caraterizaram este roteiro foram motores para uma desconstrução
crítica do racismo na educação e para pensar estratégias
antirracistas concretas”
.

Neste último encontro, “com a mesma perspetiva de que uma
educação mais inclusiva se faz através da ação
informada, do diálogo e da capacidade de construir coletivamente”
,
procurou-se “criar um espaço de encontro e diálogo entre
decisores políticos, a nível local e nacional, académicos e atores que
vão construindo uma escola mais inclusiva no quotidiano da sala de aula”
, conclui.

Em setembro, cumpre-se a última componente do roteiro,
com uma visita guiada, no dia 28, aos lugares da
presença negra e escrava na região de Setúbal
, uma viagem
no tempo entre os séculos XV e XIX.

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28 de
maio/2019

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