Secundária D. Manuel Martins vence Prémio EmpowerED atribuído pelo IPS – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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Secundária D. Manuel Martins vence Prémio EmpowerED atribuído pelo IPS

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O Politécnico de Setúbal (IPS) entregou hoje, na Escola Secundária D.
Manuel Martins, os galardões às/aos vencedoras/es das duas primeiras
edições do Prémio EmpowerED, iniciativa que visa
reconhecer as boas práticas escolares em promoção da
igualdade de género nas áreas científicas e
tecnológicas
, no 3º ciclo do Ensino Básico, com o
apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
.

Os galardões, entregues pela presidente do IPS aos/às professores/as
responsáveis pelos projetos mais criativos e eficazes, têm como grande motor
combater estereótipos de género no que toca às opções
escolares e de carreira e estimular o interesse das raparigas por áreas de estudo
ainda tipicamente masculinas, como são os casos das chamadas CTEAM –
Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.

A Escola Secundária D. Manuel Martins, estabelecimento de
ensino anfitrião, conquistou os dois primeiros lugares em 2022/2023, com os
projetos “Um Mergulho pela Igualdade e Sustentabilidade” e “Um mundo
a descobrir para a saúde”
, cabendo-lhe igualmente o lugar
de vencedor na edição de 2023/2024, com o projeto “M2eME –
Inclusão e igualdade numa abordagem CTEAM-H”
. Nesse ano letivo,
o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama destacou-se em segundo lugar com o
projeto “CTEAM: Igualdade em ação”.

Aos/às vencedores/as foi entregue a distinção de “Escola
EmpowerED nas áreas CTEAM” e um prémio pecuniário de cinco mil
euros
, sendo que aos segundos lugares foi atribuído um
kit com material para a promoção das áreas CTEAM na
comunidade escolar
, contendo 12 calculadoras científicas, um
microscópio, uma estação eólica e três conjuntos de
Química.

“Mais do que um prémio, hoje entregamos oportunidades”
, referiu Ângela Lemos, presidente do IPS, chamando a
atenção para o impacto desta iniciativa além das salas de aula:
“Ao estimular o interesse das raparigas pelas áreas CTEAM, estamos a
desconstruir estereótipos, a fortalecer a autoconfiança das nossas alunas e a
abrir portas para carreiras de grande potencial e impacto na sociedade. Estamos, acima de
tudo, a tentar garantir que nenhuma escolha profissional é condicionada por
preconceitos”.

Aludindo ao atual contexto mundial, fortemente marcado pelos avanços
científicos e tecnológicos, a responsável alertou para o
“desequilíbrio de género a que ainda assistimos nestas
áreas, com uma sub-representação das raparigas e mulheres em cursos
e carreiras ligadas à ciência e à tecnologia”
.  Uma
realidade, concluiu, “que é preciso mudar e é na escola que essa
mudança começa
“.

Recorde-se que o Prémio EmpowerED tem candidaturas abertas para a
edição de 2024/2025, até 30 de junho de 2025
, voltando a
contemplar estabelecimentos escolares dos concelhos do distrito de Setúbal e
também dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Ponte de Sor e Vila Franca de
Xira. Os projetos a concurso são avaliados com base em critérios como
relevância e impacto, criatividade e inovação, envolvimento da
comunidade escolar, sustentabilidade e capacidade de serem replicados em outras escolas e
contextos.

 

Informações mais detalhadas podem ser consultadas no portal do
IPS

 

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20
janeiro/2025

 

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