Cozinhar alimentos no forno solar, produzir peças na impressora 3D, conduzir um carro
no simulador automóvel ou comandar um robot para jogar o “jogo do galo”, foram algumas
das experiências que os mais de 700 alunos do ensino secundário e
profissional realizaram na Semana da Ciência e da Tecnologia do Instituto
Politécnico de Setúbal (IPS).
O IPS recebeu nos seus laboratórios, de 22 a 25 de novembro,
alunos da região e do sul do país que experimentaram a aplicação da ciência e da
tecnologia no dia-a-dia, com a realização de experiências e troca de ideias com
estudantes e docentes do IPS. Os participantes viveram a experiência de ser engenheiros e
cientistas por um dia, conhecendo melhor o que fazem os profissionais destas áreas, o que
podem encontrar no mercado de trabalho, bem como o que é possível aprender e desenvolver
no Instituto.
##1##
Levar a Ciência e a Tecnologia até aos mais
jovens, em diferentes formatos, “é uma aposta muito forte do IPS para aumentar a
cultura científica e atrair alunos para estas áreas“, sendo que a Semana da Ciência
e da Tecnologia “já recebeu ao longo das últimas edições cerca de 10.000
alunos“, referiu o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro
Dominguinhos.
Para 2017, além da criatividade das experiências e
interação com docentes e alunos do IPS, “o desafio é trazer empresas para a
Semana da Ciência e da Tecnologia através de algumas atividades” para promover o
contacto direto dos alunos com profissionais e a sua realidade de trabalho, nas diferentes
áreas científicas e tecnológicas.
##2##
A iniciativa é reconhecida também pelos docentes
do ensino secundário, como o Prof. João Santos, da Escola Secundária Sebastião da
Gama, que há três anos participa “porque é uma excelente oportunidade
para dar a conhecer aos alunos o que é uma instituição de ensino superior e consideramos
que têm excelentes laboratórios, bons professores e se os alunos quiserem prosseguir estudos
têm aqui uma porta aberta“.
Os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais
(CTeSP) do IPS, uma aposta dos Politécnicos para atrair mais jovens para as áreas da
engenharia e tecnologia, motivaram também a presença de mais escolas
profissionais e de centros de formação na iniciativa.
Conforme apontou a Profª. Dora Silva, docente da Escola Profissional do Montijo, ” aqui os alunos podem ter ideia do que é possível fazer a seguir, muito na vertente
prática, e aqui podem continuar a ter a teoria e a prática nos seus estudos“.
##3##
Entre as várias áreas em destaque, a mecânica foi
a que mais chamou a atenção de Tiago Teixeira, aluno da Escola
Profissional do Montijo, que diz ter adorado “a atividade nas oficinas porque é algo
que já pratico e que gosto muito de fazer e foi bom ver as máquinas a trabalhar“,
adiantando que “estudar aqui é uma boa oportunidade após terminar o meu
curso“.
##4##
##5##
As atividades na área da robótica e da informática
fizeram também sucesso junto d