Seminário Internacional ‘Educação, Práticas Artísticas e Inclusão’ | 5 julho
##1##
O Politécnico de Setúbal, através da sua Escola
Superior de Educação (ESE/IPS), promove na próxima
sexta-feira, 05 de julho, a segunda edição do Seminário
Internacional “Educação, Práticas Artísticas e
Inclusão”, desta vez dedicado à partilha de projetos em
cocriação.
O encontro vai reunir investigadores e profissionais que atuam nesta área de
intervenção, pretendendo ser um espaço multidisciplinar de
discussão e reflexão académica e política acerca da
cocriação de projetos educativos, artísticos e sociais como
modos de participação, de intervenção, de inclusão e de
construção conjunta da democracia.
A sessão de abertura, agendada para as 14h30, está a cargo de Ana
Luísa Pires, docente da ESE/IPS e cocoordenadora do curso de mestrado em
Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, seguindo-se uma
primeira apresentação em torno da temática
“Aproximações entre arte, educação e diferença: duas
estórias de investigação em tom menor”, por Teresa
Gonçalves, docente e investigadora da Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
O programa prossegue com os contributos de Susana Gomes da
Silva, educadora artística e coordenadora de atividades para públicos
com Necessidades Educativas Específicas (NEE), e Margarida Leote
Vieira, programadora e mediadora cultural, que vão dar a conhecer os projetos
e práticas inclusivas que têm vindo a ser desenvolvidos no Centro
de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, uma
referência a nível nacional.
Sobre o “Recriar-se”, projeto inovador de intervenção
social através da arte, desenvolvido há vários anos
numa parceria entre a ESE/IPS e a Cáritas Diocesana de
Setúbal, falarão os docentes António Ângelo Vasconcelos,
Ana Luísa Pires e Gina Lemos.
Antes do encerramento, os participantes serão ainda convidados para uma roda de
conversa em torno do tema “Para a democratização do tempo de fala sobre
a cocriação de projetos artísticos”, moderada por Elisabete Gomes,
também docente e investigadora da ESE/IPS.
O seminário, dirigido a profissionais e organizações da comunidade,
educadores, artistas, estudantes e docentes da ESE/IPS e demais interessados, tem
entrada livre e equivale à frequência de
curso breve, com financiamento do Plano de Recuperação e
Resiliência (PRR). Consultar o programa detalhado aqui.
Recorde-se que o curso de mestrado em Educação,
Práticas Artísticas e Inclusão, inaugurado no ano letivo de
2022/2023, é uma formação avançada que procura dar resposta ao
papel que as artes desempenham nos processos de educação e inclusão de
grupos socialmente desfavorecidos e/ou com problemas de inclusão social. As
candidaturas para a terceira edição estão
abertas até dia 07 de julho, aqui.
##2##
02 julho/2024
