
SPARK reúne comunidade académica para fortalecer cooperação e impulsionar a investigação
- Categorias Ciência, Comunidade, Cooperação, Inovação, Investigação, Seminários
- Data 26/11/2025
Seminário reuniu na 1.ª edição mais de 50 participantes para partilha de ideias e boas práticas
Mais de 50 docentes, investigadores/as e estudantes do IPS estiveram reunidos, a 20 de novembro, na 1.ª edição do seminário SPARK – Promovendo o Conhecimento através da Cooperação, uma iniciativa assente na partilha e discussão do trabalho de investigação produzido pelo IPS.
O programa, com sessão de boas-vindas pela presidente da instituição, Ângela Lemos, contemplou mesas-redondas, espaço para pitchs a cargo de investigadores/as doutorados/as e vários workshops temáticos, permitindo fortalecer as redes internas e estabelecer as bases para futuros projetos interdisciplinares e entre unidades de investigação.
Sublinhando a importância do evento para a comunidade académica, a presidente do IPS aproveitou para realçar “o seu papel na dinamização da investigação científica e como forma de potenciar as relações entre investigadores, docentes e estudantes”.
A primeira mesa-redonda, onde se discutiram questões como cooperação, infraestruturas, recursos e avaliação dos centros de investigação, contou com os contributos de Bruno Béu (CoARA/FCT), Rui Malhó (diretor do BioISI/FCUL) e Catarina Santos (CQE; ESTSetúbal/IPS).
Dedicada às Unidades de I&D do IPS, suas atividades principais, áreas de foco estratégico e realizações recentes, a segunda mesa-redonda esteve a cargo dos/as respetivos/as coordenadores/as: Catarina Santos (CQE), Mário Espada (SPRINT), Fernando Santos (CIEQV), Ricardo Salgado (MARE) e Miguel Guevara-Lopez (Algoritmi).
O dia de trabalho passou também por uma sessão sobre inovação e métodos de transferência de tecnologia, conduzida pela técnica Elis Ossmane (DICI-IPS), seguida de um espaço para apresentações curtas e dinâmicas por parte dos/as investigadores/as Catarina Paz, Nuno Borges, Vera Zymbal, Eduardo Medeiros e Pablo Ortega, que abordaram o seu percurso, os projetos que desenvolvem no IPS e os objetivos que pretendem alcançar.
O evento terminou com a divisão dos participantes em grupos de trabalho, onde se debateram temas como comunicação de ciência, projetos de investigação, publicações científicas e o papel dos investigadores e estudantes na investigação desenvolvida no IPS.
