Testemunhos
Quem já viveu esta experiência pode testemunhar a importância dos programas de mobilidade do Politécnico de Setúbal. E são muitos os estudantes e profissionais, nacionais e estrangeiros, que têm usufruído desta oportunidade de conhecer outras culturas e realidades, adquirir e desenvolver competências e partilhar experiências.
Experiência dos estudantes incoming
Muitos são os estudantes internacionais que, todos os anos, escolhem o Politécnico de Setúbal para um programa de mobilidade Erasmus+ ou de Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.
Apresentam-se alguns testemunhos:

“Descobrir muitos lugares diferentes com novos amigos de toda a Europa, é isso que Erasmus significa para mim. Tenho a certeza de uma coisa: depois de Erasmus nunca mais me vou sentir completamente em casa, porque uma parte do meu coração ficará sempre noutro lugar. É o preço a pagar pela riqueza de amar e conhecer pessoas de vários países.“
Sandy dos Reis
Mobilidade Erasmus+ | UC Leuven-Limburg, Bélgica
“Fazer Erasmus em Portugal foi a minha melhor experiência até agora. Conheci pessoas fantásticas e visitei lugares extraordinários! Sei que nunca me irei arrepender de ter escolhido Setúbal para a minha experiência internacional!.“
Monika Gežová
Mobilidade Erasmus+ | Comenius University, Eslováquia


“Esta experiência em Portugal superou todas as minhas expetativas, tanto a nível académico, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, como pessoal.
Mostrou-me uma cultura e um conjunto de valores que desconhecia, apesar da proximidade com o país de onde venho, Espanha. Portugal é um país agradável e com pessoas muito amáveis e sociáveis. Tive oportunidade de conhecer muitos portugueses e de desenvolver o meu inglês com os restantes estudantes Erasmus de distintos países, e de fazer grandes amizades.
O único problema é que chove muito, mas aguardo pelo verão e pelo bom tempo para regressar às maravilhosas praias de Setúbal.“
José Herrera Gordillo
Mobilidade Erasmus+ | Universidad de Las Palmas Gran Canaria, Espanha
“Sair de casa é necessário. Sou “intercambista”. Sim, ainda sou, pois não gosto do termo “ex”. Ele presume que algo acabou e não é bem assim. Intercâmbio é a troca de algo entre indíviduos sem tempo determinado. No meu caso, passei 5 meses em Portugal, mais precisamente, em Setúbal, cidade portuária ao sul de Lisboa, de lindas praias e ótimo choco frito.
Nesse tempo, estudei no Instituto Politécnico de Setúbal. Troquei cultura, conhecimentos, desmistifiquei estereótipos, fiz amigos (inclusíve o motorista do autocarro) e aprofundei a minha área de estudo. Sou brasileira e amo a minha “casa”, mas senti necessidade de deixá-la. Foi uma oportunidade irrecusável. Conheci lugares, pessoas, contextos e refleti: É NECESSÁRIO SAIR DE CASA. Ao sair, adquire-se um senso crítico diante do mundo que torna cada ser humano melhor.
Não é percetível a olho nú, mas quando voltas, seu passos te levam a outros horizontes e você não tem mais vontade de fazer as mesmas coisas. Você deseja sair da zona de conforto e querer mais. Parece estranho, mas é um estranho bom. Um estranho que aviva as pessoas. Esse intercâmbio, essa troca de culturas expande horizontes e enriquece a gente. Enquanto antes eu só pedia muito ao universo essa oportunidade, hoje eu agradeço por ter ido e ter conhecido tudo o que eu conheci. Agradeço também que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade que eu. Setúbal, cidade linda, cheia de cultura, tradições e cheirinho a mar, jamais te esquecerei. Amo-te desde sempre.“
Rebeca Rocha
Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade Federal Fluminense, Brasil


“Estar aqui é como poder acordar e avistar pela janela um lindo jardim! Um jardim de experiências, oportunidades, aprendizado, conhecimento, orgulho, esperança e fé. E o mais importante é que posso abrir essa janela e sentir a brisa em meu rosto trazendo os novos ares de um mundo que projetava apenas em meus sonhos e pensamentos, mas que incrivelmente hoje é uma realidade. Essa experiência para mim está sendo como essa janela que se abre para novos horizontes, não apenas como um sonho, mas numa realidade possível e palpável! Espero poder encorajar outros a acreditarem que avistar esse jardim para além da janela também é possível.“
Alan de Mendonça Silva
Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade de São Paulo, Brasil
Experiência dos estudantes outgoing
A internacionalização e partilha de conhecimentos com outras realidades e instituições de ensino estrangeiras com as quais o Politécnico de Setúbal tem protocolos no âmbito da mobilidade, são aspetos muito valorizados e que assumem especial relevância para quem se prepara para entrar num mercado de trabalho cada vez mais global.
Assim, muitos estudantes do Politécnico de Setúbal têm a oportunidade de realizar um determinado período do ano académico numa instituição estrangeira.
Apresentam-se alguns dos testemunhos dos últimos anos:
“A vida é uma viagem com três estações: ação, experiência e recordação.“
Carlos Ribeiro, Mayara Leite, Alice Duarte e Ana Pimentel
Licenciatura em Fisioterapia Estágio Erasmus+ | Universitat de Vic, Espanha


“Definitivamente, fazer um Estágio Erasmus+ foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida. Volto com novos horizontes, perspetivas, maneira de pensar… foram 3 meses em Barcelona, 3 meses a aprender a ser profissional, 3 meses a aprender uma língua diferente, 3 meses cheios de aventuras e desafios!
Foi fantástico! O Estágio Erasmus+ deu-me a oportunidade de desafiar-me a mim própria! Un Saludo!“
Júlia Eduardo
Licenciatura em Marketing Estágio Erasmus+ | Escapada Rural, Espanha
“Erasmus+ é… descobrir novos mundos, descobrir novas culturas, mudar hábitos e crescer com eles! É falar inglês, espanhol ou português desde que nos entendam! Erasmus+ por vezes é duro! Mas vale a pena!
A distância é um número, a medida da régua também, se pensares pequenino nunca poderás chegar além!“
Andreia Cardetas
Licenciatura em Biotecnologia Mobilidade Erasmus+ | Universidad de León, Espanha


“Uma experiência muito enriquecedora não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. É uma oportunidade para novos contactos com o mundo, pois acabamos por conhecer gente de muitos países além do Brasil. A partilha das diversas formas de trabalho e das diferentes perspetivas de vida que aqui todos temos será inesquecível.
O Brasil é outra realidade, uma enorme aprendizagem.“
Vanessa Quintão
Licenciatura em Terapia da Fala Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade de São Paulo, Brasil
“O Intercâmbio está a ser uma experiência de vida que jamias irei esquecer e uma enorme fonte de enriquecimento académico, pessoal e profissional. Ao conhecer uma nova cultura, um novo estilo de vida, faz com que cresças muito pessoalmente, que aprendas a lidar melhor com a diferença e que tenhas de adaptar-te a diferentes realidades e situações.
O mundo é cheio de lugares incríveis para descobrir, portanto não fiquem parados, têm um mundo inteiro por aí à vossa espera.“
Diogo Melim
Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade Federal da Bahia, Brasil


“A vida é feita de experiências únicas e fazer Erasmus+ é um delas.
Faz-nos crescer e desenvolver competências, prepara-nos para avançar pelo mundo fora. Esta experiência fez-me valorizar as coisas de outra forma e aprendi que ainda há muito por descobrir, mas que este é o primeiro passo para o desconhecido, que agora se vai tornando cada vez mais conhecido.
É uma oportunidade única e das poucas que se podem repetir nesta vida. Desta forma, tento aproveitar ao máximo e vivenciar tudo da melhor maneira possível.“
Joana Álvaro
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos Pós-Laboral Mobilidade Erasmus+ | Universidad de Granada, Espanha
“Após um mês, consigo dizer que, até agora, está a ser a melhor experiência que já tive! A nível académico, não consigo apontar qualquer ponto negativo. A universidade é excelente e o ensino é iniguável. Enquanto alunos, temos todos os serviços ao nosso dispor dentro do próprio campus, que é enorme! Temos esplanadas em todas as áreas, zonas de restaruação para todos os gostos, espaços de lazer, ginásio e muita segurança. Para além das aulas, a universidade oferece também uma série de atividades extracurriculares, desde pintura, escultura, aulas de guitarra, piano, dança, canto, teatro, idiomas como italiano, mandarim, francês, alemão, enfim… uma infinidade de opções!
A integração é formidável! Este semestre, o grupo reúne a Coreia, Argentina, Colômbia, Bélgica, mexicanos de outras partes do país, e claro… uma portuguesa! Ao longo do semestre temos várias atividades em conjunto e sempre acompanhados com alguns “buddys” mas também com a Vanessa e a Daniela, responsáveis pelos alunos estrangeiros.
O dia-a-dia é tranquilo, e não sinto insegurança ao andar na rua. Até porque há sempre muita gente a circular, transportes, táxis e muita polícia. O custo de vida é bastante aceitável. Aliás, algumas coisas são até mais baratas em relação a Portugal, como a comida, os transportes e até algumas atrações.
Em fevereiro decidi ir passar o aniversário a Cancun. Foi uma semana espetacular… e faltam-me palavras para descrever todas as coisas que vi e que vivi. Fiquei hospedada no centro da cidade, que é bastante segura e tranquila (talvez por ter ido numa época não muito alta). Visitei as famosas praias com o mar do caribe, algumas esculturas, submersas do famoso museu (MUSA) de Cancun e conheci pessoas fantásticas! Da Itália, Dinamarca, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Washinghton, Huston e Austrália!
E ainda só passou um mês… Penso que desta vez, o regresso a Portugal será feito com muito custo!“
Andreia Dias
Licenciatura em Comunicação Social Intercâmbio Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades | Universidad Anáhuac México Norte, México



“Embrenhar-me nesta experiência foi provavelmente das melhores decisões que já tomei. Estou a adorar cada segundo e tenho crescido imenso. A minha perspetiva do mundo mudou e só tenho pena que o tempo seja tão curto. Além disso, ter contacto com estudantes de diferentes nacionalidades tem enriquecido ainda mais a experiência e tem-me aproximado mais de outras culturas.
Já não sinto 100% portuguesa. Nunca estive tão longe, mas ao mesmo tempo me senti tão perto de casa.“
Patrícia Matos
Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística Mobilidade Erasmus+ | Karel de Grote Hogeschool, Bélgica
“Fazer Erasmus+ é uma aventura única que nos permite conhecer pessoas e fazer amigos de diferentes partes do mundo, experienciar uma cultura diferente e descobrir como é a Fisioterapia e o ensino na Dinamarca. Porque fazer Erasmus+ é uma das melhores experiências que podemos viver. Porque não fomos feitos para ficar toda a vida num só sítio. Porque partir para novas aventuras é o que nos faz aprender e crescer. Por tudo isto não pude deixar escapar esta oportunidade e parti para França com o programa Erasmus+ pós-graduados.“
Rita Oliveira
Licenciatura em Fisioterapia Mobilidade e Estágio Erasmus+ | Metropolitan University College, Dinamarca e Centre Hospitalier Yves Touraine, França


“É uma experiência fantástica! Acabamos sempre por conhecer novas pessoas e costumes diferentes. No nosso caso, viemos para o Reunino Unido e os carros andam ao no sentido contrário, isso foi uma aventura interessante, habituarmo-nos a olhar para o outro lado para atravessar a estrada. Começou por ser uma brincadeira as nossas candidaturas ao programa Erasmus+ e no final nunca pensamos que fosse algo tão gratificante a nível pessoal e profissional. Um dos motivos foi também o facto de querermos vir trabalhar no estrangeiro.“
André Salgado e Natália Carvalho
Licenciatura em Engenharia Mecânica Estágio Erasmus+ | 3D Systems Europe, Reino Unido
páginas relacionadas
Notícias
IPS conquista Bandeira Verde Eco-Escolas pela sétima vez consecutiva
Boas práticas distinguidas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Mais de 700 novos estudantes colocados maioritariamente em 1.ª opção
O IPS vai acolher nos seus campi 717 novos estudantes neste ano letivo, de acordo com os resultados da 1.ª fase do CNA.
Projeto SIPAS reforça colaboração internacional em reunião de acompanhamento
O IPS acolheu a reunião de follow-up do projeto SIPAS, que promove inovação no ensino do turismo, com parceiros da Letónia e Índia.