Testemunhos
Quem já viveu esta experiência pode testemunhar a importância dos programas de mobilidade do Politécnico de Setúbal. E são muitos os estudantes e profissionais, nacionais e estrangeiros, que têm usufruído desta oportunidade de conhecer outras culturas e realidades, adquirir e desenvolver competências e partilhar experiências.
Experiência dos estudantes incoming
Muitos são os estudantes internacionais que, todos os anos, escolhem o Politécnico de Setúbal para um programa de mobilidade Erasmus+ ou de Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.
Apresentam-se alguns testemunhos:

“Descobrir muitos lugares diferentes com novos amigos de toda a Europa, é isso que Erasmus significa para mim. Tenho a certeza de uma coisa: depois de Erasmus nunca mais me vou sentir completamente em casa, porque uma parte do meu coração ficará sempre noutro lugar. É o preço a pagar pela riqueza de amar e conhecer pessoas de vários países.“
Sandy dos Reis
Mobilidade Erasmus+ | UC Leuven-Limburg, Bélgica
“Fazer Erasmus em Portugal foi a minha melhor experiência até agora. Conheci pessoas fantásticas e visitei lugares extraordinários! Sei que nunca me irei arrepender de ter escolhido Setúbal para a minha experiência internacional!.“
Monika Gežová
Mobilidade Erasmus+ | Comenius University, Eslováquia


“Esta experiência em Portugal superou todas as minhas expetativas, tanto a nível académico, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, como pessoal.
Mostrou-me uma cultura e um conjunto de valores que desconhecia, apesar da proximidade com o país de onde venho, Espanha. Portugal é um país agradável e com pessoas muito amáveis e sociáveis. Tive oportunidade de conhecer muitos portugueses e de desenvolver o meu inglês com os restantes estudantes Erasmus de distintos países, e de fazer grandes amizades.
O único problema é que chove muito, mas aguardo pelo verão e pelo bom tempo para regressar às maravilhosas praias de Setúbal.“
José Herrera Gordillo
Mobilidade Erasmus+ | Universidad de Las Palmas Gran Canaria, Espanha
“Sair de casa é necessário. Sou “intercambista”. Sim, ainda sou, pois não gosto do termo “ex”. Ele presume que algo acabou e não é bem assim. Intercâmbio é a troca de algo entre indíviduos sem tempo determinado. No meu caso, passei 5 meses em Portugal, mais precisamente, em Setúbal, cidade portuária ao sul de Lisboa, de lindas praias e ótimo choco frito.
Nesse tempo, estudei no Instituto Politécnico de Setúbal. Troquei cultura, conhecimentos, desmistifiquei estereótipos, fiz amigos (inclusíve o motorista do autocarro) e aprofundei a minha área de estudo. Sou brasileira e amo a minha “casa”, mas senti necessidade de deixá-la. Foi uma oportunidade irrecusável. Conheci lugares, pessoas, contextos e refleti: É NECESSÁRIO SAIR DE CASA. Ao sair, adquire-se um senso crítico diante do mundo que torna cada ser humano melhor.
Não é percetível a olho nú, mas quando voltas, seu passos te levam a outros horizontes e você não tem mais vontade de fazer as mesmas coisas. Você deseja sair da zona de conforto e querer mais. Parece estranho, mas é um estranho bom. Um estranho que aviva as pessoas. Esse intercâmbio, essa troca de culturas expande horizontes e enriquece a gente. Enquanto antes eu só pedia muito ao universo essa oportunidade, hoje eu agradeço por ter ido e ter conhecido tudo o que eu conheci. Agradeço também que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade que eu. Setúbal, cidade linda, cheia de cultura, tradições e cheirinho a mar, jamais te esquecerei. Amo-te desde sempre.“
Rebeca Rocha
Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade Federal Fluminense, Brasil


“Estar aqui é como poder acordar e avistar pela janela um lindo jardim! Um jardim de experiências, oportunidades, aprendizado, conhecimento, orgulho, esperança e fé. E o mais importante é que posso abrir essa janela e sentir a brisa em meu rosto trazendo os novos ares de um mundo que projetava apenas em meus sonhos e pensamentos, mas que incrivelmente hoje é uma realidade. Essa experiência para mim está sendo como essa janela que se abre para novos horizontes, não apenas como um sonho, mas numa realidade possível e palpável! Espero poder encorajar outros a acreditarem que avistar esse jardim para além da janela também é possível.“
Alan de Mendonça Silva
Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade de São Paulo, Brasil
Experiência dos estudantes outgoing
A internacionalização e partilha de conhecimentos com outras realidades e instituições de ensino estrangeiras com as quais o Politécnico de Setúbal tem protocolos no âmbito da mobilidade, são aspetos muito valorizados e que assumem especial relevância para quem se prepara para entrar num mercado de trabalho cada vez mais global.
Assim, muitos estudantes do Politécnico de Setúbal têm a oportunidade de realizar um determinado período do ano académico numa instituição estrangeira.
Apresentam-se alguns dos testemunhos dos últimos anos:
“A vida é uma viagem com três estações: ação, experiência e recordação.“
Carlos Ribeiro, Mayara Leite, Alice Duarte e Ana Pimentel
Licenciatura em Fisioterapia Estágio Erasmus+ | Universitat de Vic, Espanha


“Definitivamente, fazer um Estágio Erasmus+ foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida. Volto com novos horizontes, perspetivas, maneira de pensar… foram 3 meses em Barcelona, 3 meses a aprender a ser profissional, 3 meses a aprender uma língua diferente, 3 meses cheios de aventuras e desafios!
Foi fantástico! O Estágio Erasmus+ deu-me a oportunidade de desafiar-me a mim própria! Un Saludo!“
Júlia Eduardo
Licenciatura em Marketing Estágio Erasmus+ | Escapada Rural, Espanha
“Erasmus+ é… descobrir novos mundos, descobrir novas culturas, mudar hábitos e crescer com eles! É falar inglês, espanhol ou português desde que nos entendam! Erasmus+ por vezes é duro! Mas vale a pena!
A distância é um número, a medida da régua também, se pensares pequenino nunca poderás chegar além!“
Andreia Cardetas
Licenciatura em Biotecnologia Mobilidade Erasmus+ | Universidad de León, Espanha


“Uma experiência muito enriquecedora não só a nível profissional, mas também a nível pessoal. É uma oportunidade para novos contactos com o mundo, pois acabamos por conhecer gente de muitos países além do Brasil. A partilha das diversas formas de trabalho e das diferentes perspetivas de vida que aqui todos temos será inesquecível.
O Brasil é outra realidade, uma enorme aprendizagem.“
Vanessa Quintão
Licenciatura em Terapia da Fala Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade de São Paulo, Brasil
“O Intercâmbio está a ser uma experiência de vida que jamias irei esquecer e uma enorme fonte de enriquecimento académico, pessoal e profissional. Ao conhecer uma nova cultura, um novo estilo de vida, faz com que cresças muito pessoalmente, que aprendas a lidar melhor com a diferença e que tenhas de adaptar-te a diferentes realidades e situações.
O mundo é cheio de lugares incríveis para descobrir, portanto não fiquem parados, têm um mundo inteiro por aí à vossa espera.“
Diogo Melim
Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística Intercâmbio Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades | Universidade Federal da Bahia, Brasil


“A vida é feita de experiências únicas e fazer Erasmus+ é um delas.
Faz-nos crescer e desenvolver competências, prepara-nos para avançar pelo mundo fora. Esta experiência fez-me valorizar as coisas de outra forma e aprendi que ainda há muito por descobrir, mas que este é o primeiro passo para o desconhecido, que agora se vai tornando cada vez mais conhecido.
É uma oportunidade única e das poucas que se podem repetir nesta vida. Desta forma, tento aproveitar ao máximo e vivenciar tudo da melhor maneira possível.“
Joana Álvaro
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos Pós-Laboral Mobilidade Erasmus+ | Universidad de Granada, Espanha
“Após um mês, consigo dizer que, até agora, está a ser a melhor experiência que já tive! A nível académico, não consigo apontar qualquer ponto negativo. A universidade é excelente e o ensino é iniguável. Enquanto alunos, temos todos os serviços ao nosso dispor dentro do próprio campus, que é enorme! Temos esplanadas em todas as áreas, zonas de restaruação para todos os gostos, espaços de lazer, ginásio e muita segurança. Para além das aulas, a universidade oferece também uma série de atividades extracurriculares, desde pintura, escultura, aulas de guitarra, piano, dança, canto, teatro, idiomas como italiano, mandarim, francês, alemão, enfim… uma infinidade de opções!
A integração é formidável! Este semestre, o grupo reúne a Coreia, Argentina, Colômbia, Bélgica, mexicanos de outras partes do país, e claro… uma portuguesa! Ao longo do semestre temos várias atividades em conjunto e sempre acompanhados com alguns “buddys” mas também com a Vanessa e a Daniela, responsáveis pelos alunos estrangeiros.
O dia-a-dia é tranquilo, e não sinto insegurança ao andar na rua. Até porque há sempre muita gente a circular, transportes, táxis e muita polícia. O custo de vida é bastante aceitável. Aliás, algumas coisas são até mais baratas em relação a Portugal, como a comida, os transportes e até algumas atrações.
Em fevereiro decidi ir passar o aniversário a Cancun. Foi uma semana espetacular… e faltam-me palavras para descrever todas as coisas que vi e que vivi. Fiquei hospedada no centro da cidade, que é bastante segura e tranquila (talvez por ter ido numa época não muito alta). Visitei as famosas praias com o mar do caribe, algumas esculturas, submersas do famoso museu (MUSA) de Cancun e conheci pessoas fantásticas! Da Itália, Dinamarca, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Washinghton, Huston e Austrália!
E ainda só passou um mês… Penso que desta vez, o regresso a Portugal será feito com muito custo!“
Andreia Dias
Licenciatura em Comunicação Social Intercâmbio Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades | Universidad Anáhuac México Norte, México



“Embrenhar-me nesta experiência foi provavelmente das melhores decisões que já tomei. Estou a adorar cada segundo e tenho crescido imenso. A minha perspetiva do mundo mudou e só tenho pena que o tempo seja tão curto. Além disso, ter contacto com estudantes de diferentes nacionalidades tem enriquecido ainda mais a experiência e tem-me aproximado mais de outras culturas.
Já não sinto 100% portuguesa. Nunca estive tão longe, mas ao mesmo tempo me senti tão perto de casa.“
Patrícia Matos
Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística Mobilidade Erasmus+ | Karel de Grote Hogeschool, Bélgica
“Fazer Erasmus+ é uma aventura única que nos permite conhecer pessoas e fazer amigos de diferentes partes do mundo, experienciar uma cultura diferente e descobrir como é a Fisioterapia e o ensino na Dinamarca. Porque fazer Erasmus+ é uma das melhores experiências que podemos viver. Porque não fomos feitos para ficar toda a vida num só sítio. Porque partir para novas aventuras é o que nos faz aprender e crescer. Por tudo isto não pude deixar escapar esta oportunidade e parti para França com o programa Erasmus+ pós-graduados.“
Rita Oliveira
Licenciatura em Fisioterapia Mobilidade e Estágio Erasmus+ | Metropolitan University College, Dinamarca e Centre Hospitalier Yves Touraine, França


“É uma experiência fantástica! Acabamos sempre por conhecer novas pessoas e costumes diferentes. No nosso caso, viemos para o Reunino Unido e os carros andam ao no sentido contrário, isso foi uma aventura interessante, habituarmo-nos a olhar para o outro lado para atravessar a estrada. Começou por ser uma brincadeira as nossas candidaturas ao programa Erasmus+ e no final nunca pensamos que fosse algo tão gratificante a nível pessoal e profissional. Um dos motivos foi também o facto de querermos vir trabalhar no estrangeiro.“
André Salgado e Natália Carvalho
Licenciatura em Engenharia Mecânica Estágio Erasmus+ | 3D Systems Europe, Reino Unido
páginas relacionadas
Notícias
FCT aprova financiamento para cinco Unidades de I&D do IPS
Resultados refletem “compromisso com a excelência científica”, considera Ângela Lemos, presidente do IPS.
IPS integra novo Conselho de Administração da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
O IPS, representado pelo seu vice-presidente Pedro Ferreira, tomou ontem posse como vogal do CA da ENA para o triénio 2025-2028.
IPS recebe conferência internacional sobre inovação e sustentabilidade na aquacultura
Aquaculture Horizons é um dos mais prestigiados eventos do setor das pescas e aquacultura a nível mundial.