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licenciaturas | mudança de par instituição/curso

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

A apresentação de candidatura a Mudança de Par Instituição/Curso é possível, apenas, para o mesmo ciclo de estudos (Ex: de licenciatura para licenciatura), após frequentar um ano letivo completo na instituição/curso de origem.

1

Estudantes que entraram pelo Concurso Nacional de Acesso (CNA) e pretendem mudar de curso/instituição sem ter concluído o curso e com a realização dos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso;

2

Estudantes pertencentes a curso superior de outra instituição de Ensino Superior estrangeira, que tenham exames finais estrangeiros homólogos das provas de ingresso portuguesas;

3

Estudantes que ingressaram através do Concurso M23 apenas podem candidatar-se se a respetiva prova permitir o acesso ao curso pretendido;

4

Estudantes com titularidade de CET, caso existam vagas correspondentes;

5

Estudantes com titularidade de CTeSP, caso existam vagas correspondentes.

Com exceção de:

  • Estudantes que ingressaram no Ensino Superior por regimes especiais, contingente de estudantes bolseiros/as nacionais de países africanos de expressão portuguesa (consoante acordos de cooperação do Estado Português).

Vagas

  • 2.ª Fase

    EscolaCurso de LicenciaturaVagas
    ESE/IPSAnimação Sociocultural1
    ESE/IPSComunicação Social1
    ESE/IPSTradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa1
    ESTSetúbal/IPSEngenharia de Automação, Controlo e Instrumentação1
    ESTSetúbal/IPSEngenharia Mecânica1
    ESTSetúbal/IPSTecnologia Biomédica1
    ESTSetúbal/IPSTecnologia e Gestão Industrial1
    ESTBarreiro/IPSBioinformática2
    ESTBarreiro/IPSBiotecnologia1
    ESTBarreiro/IPS Engenharia Civil2
    ESTBarreiro/IPSEngenharia Civil (regime noturno)1
    ESTBarreiro/IPSTecnologias do Petróleo2
  • 1.ª Fase

    Escola Curso de Licenciatura Vagas
    ESCE/IPS Contabilidade e Finanças 2
    ESCE/IPS Contabilidade e Finanças (regime noturno) 1
    ESCE/IPS Gestão da Distribuição e da Logística 2
    ESCE/IPS Gestão da Distribuição e da Logística (regime pós-laboral) 1
    ESCE/IPS Gestão de Recursos Humanos 2
    ESCE/IPS Gestão de Recursos Humanos (regime pós-laboral) 1
    ESCE/IPS Gestão de Sistemas de Informação 2
    ESCE/IPS Marketing 2
    ESE/IPS Animação Sociocultural 2
    ESE/IPS Comunicação Social 1
    ESE/IPS Desporto 2
    ESE/IPS Educação Básica 1
    ESE/IPS Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa 1
    ESS/IPS Fisioterapia 1
    ESTSetúbal/IPS Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação 1
    ESTSetúbal/IPS Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 2
    ESTSetúbal/IPS Engenharia Mecânica 1
    ESTSetúbal/IPS Tecnologia Biomédica 1
    ESTSetúbal/IPS Tecnologia e Gestão Industrial (regime noturno) 2
    ESTSetúbal/IPS Tecnologias de Energia 2
    ESTSetúbal/IPS Tecnologias do Ambiente e do Mar 1
    ESTBarreiro/IPS Biotecnologia 2
    ESTBarreiro/IPS Engenharia Civil 1
    ESTBarreiro/IPS Engenharia Civil (regime noturno) 1
    ESTBarreiro/IPS Tecnologias do Petróleo 1
    ESTBarreiro/IPS Bioinformática 1

PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA

1

Calendário

1.ª Fase
Apresentação de candidatura: 12 de julho a 12 de agosto de 2025
Divulgação dos resultados provisórios (online): 5 de setembro de 2025
Reclamação à lista de resultados provisórios: 8 e 9 de setembro 2025
Divulgação de resultados definitivos: 12 de setembro de 2025
Matrícula e inscrição (online): 13 a 15 de setembro 2025
Convocatória dos/as candidatos/as não colocados/as, em caso de vagas sobrantes: 17 de setembro de 2025
Matrícula dos/as candidatos/as não colocados/as, em caso de vagas sobrantes: 18 a 21 de setembro de 2025

2ª Fase
Apresentação de candidatura: 24 a 28 de setembro de 2025
Divulgação dos resultados provisórios (online): 3 de outubro de 2025
Reclamação à lista de resultados provisórios: 6 e 7 de outubro de 2025
Divulgação de resultados definitivos: 9 de outubro de 2025
Matrícula e inscrição (online): 10 a 12 de outubro de 2025
Convocatória dos/as candidatos/as não colocados/as, em caso de vagas sobrantes: 14 de outubro de 2025
Matrícula dos/as candidatos/as não colocados/as, em caso de vagas sobrantes: 15 a 17 de outubro de 2025

A 2.ª fase só ocorre se houver vagas sobrantes da fase anterior. 

  • Como efetuar reclamação à lista provisória

    O Requerimento é realizado online na plataforma Inforestudante do Politécnico de Setúbal e só pode ser submetido dentro do calendário fixado.

    1. Fazer novo registo ou aceder com as credenciais à plataforma Inforestudante;
    2. Selecionar o Requerimento de “Reclamação à Lista Provisória” na área “Balcão Académico”, preencher e fazer upload dos documentos exigidos;
    3. Lacrar o requerimento;
    4. Efetuar o pagamento.

    A reclamação submetida corretamente na plataforma só será analisada após a realização do pagamento.
    Caso o pagamento não seja realizado, ou seja, efetuado fora do prazoa reclamação e/ou o requerimento não serão considerados e não haverá lugar a reembolso.

2

DOCUMENTOS

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  • Cópia de documento de identificação (Cartão de Cidadão/Passaporte/Título de Residência)
  • Certidão de aproveitamento escolar, do curso de origem, com discriminação das datas de aprovação ou prints da Ficha de Aluno (caso seja estudante do IPS)
  • Cópia do Certificado de habilitações do 12º ano ou equivalente, com discriminação da média final, ou Classificação da prova especialmente adequada dos maiores de 23*
  • Comprovativo da forma de ingresso no ensino Superior*

Atenção: a partir do ano letivo 2025/2026 são exigidas 2 provas de ingresso para os candidatos que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso. A informação pode ser consultada aqui.

  • Programas detalhados das UC do curso de origem autenticados (se foi estudante do IPS pode apresentar printscreen da informação constante no Portal da Escola)*
  • Portaria/Despacho que aprova o Plano de Estudos do curso de origem

*NOTA: Os documentos académicos estrangeiros (Certificados, Diplomas, Históricos escolares, programas, etc.) devem ser autenticados pelo Consulado português no país de origem, ou pela Apostilha da Convenção de Haia e, se não estiver redigido em português, espanhol, francês ou inglês, traduzido para Português por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa. Consulte aqui.

DOCUMENTOS FACULTATIVOS

Aplicáveis em situações específicas.

  • Comprovativo de residência (Certidão de domicílio fiscal emitida pela Autoridade Tributária) ou local de trabalho (Declaração emitida pela entidade empregadora) – (para eventual desempate)
  • Comprovativo das eventuais atividades exercidas exercidas – (para eventual desempate);
  • Documento comprovativo do contingente especial de que é detentor (se aplicável).

Se pretender solicitar creditações no momento da candidatura, deve submeter Programas detalhados das Unidades curriculares (UC) do curso de origem autenticados (se foi estudante IPS não necessita de submeter Programas das UC);

3

COMO EFETUAR A CANDIDATURA?

A candidatura é realizada online na plataforma Inforestudante do Politécnico de Setúbal e só pode ser submetida dentro do calendário fixado. 

    1. Fazer registo de utilizador na plataforma Inforestudante.
    2. Preencher o formulário de candidatura na área registada e fazer upload de todos os documentos;
    3. Lacrar e submeter a candidatura.
  1.  

A candidatura submetida corretamente na plataforma só será analisada após a realização do pagamento
Caso o pagamento não seja realizado ou seja efetuado fora do prazo, a candidatura e/ou o requerimento não serão considerados e não haverá lugar a reembolso.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

  • Afinidade do curso de origem com o curso pretendido no IPS (o curso de origem tem de se inserir na mesma área de estudo/formação do curso do IPS);
  • A média obtida no 12º ano;
  • Média das classificações obtidas nas unidades curriculares efetuadas no curso de origem ou nas unidades curriculares consideradas equivalentes no curso desejado.

Júri

Ao júri compete analisar as candidaturas e avaliar da sua admissão ou exclusão, bem como aplicar os critérios de seriação e seriar os/as candidatos/as admitidos/as.

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
Prof.ª Ana Cristina Alves, Presidente
Prof. Alexandre Magrinho
Prof.ª Carla Carneiro
Prof. Manuel Ferreira
Prof.ª Maria Raquel Barreira
Prof. Fábio Sampaio

Escola Superior de Educação
Prof. José Freitas, Presidente
Prof.ª Lídia Marôpo
Prof.ª Mariana Pinto

Escola Superior de Ciências Empresariais
Prof. Vítor Barbosa, Presidente
Prof. Rui Brites
Prof.ª Célia Picoito

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro 
Prof.ª Susana Piçarra, Presidente
Prof.ª Carla Santos
Prof. Marco Marques

Escola Superior de Saúde
Prof.ª Teresa Mimoso, Presidente
Prof.ª Andreia Cerqueira
Prof.ª Telma Pereira

Propinas e Taxas

  • Candidatura: 70€ / por curso
  • Matrícula: 45€ (seguro escolar incluído)
  • Propina:
    Estudantes da União Europeia: 697€/ano (Regime Diurno e Pós-Laboral); 522,75€/ano (Regime Noturno)
    Estudantes Internacionais*: 1350€/ano

*A primeira prestação é paga no ato da matrícula e corresponde a 50% do valor total da propina. O restante valor é pago mensalmente, vencendo no final de cada mês.

MAIS INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Existem várias opções para esclarecer todas as dúvidas sobre a candidatura:

  1. Aceder a Apoio Académico → selecionar a opção: “Candidaturas”
  2. Entrar na Sala de  Atendimento Online
    3.ª feira | 10h30 – 12h00
    5.ª feira | 17h00 – 18h30

Legislação

Despacho n.º 173/Presidente/2025 – Vagas para a 2.ª fase dos Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
Despacho n.º 45/2025/Presidente – Vagas para cursos de licenciatura ano letivo 2025/2026
Despacho n.º 51/Presidente/2025 – Calendário Concursos Especiais 2025/2026
Despacho n.º 71/Presidente/2025 – Valor das Propinas para o ano letivo 2025/2026

Conteúdo atualizado em 24/09/2025 09:34
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