Matrículas 2025/2026
Concurso Nacional de Acesso
Bem-vindo/a ao Politécnico de Setúbal
Parabéns! O teu talento abriu as portas a esta nova etapa no Politécnico de Setúbal.
Aqui, vais encontrar espaço para crescer e deixar a tua marca no mundo.
Agora, está na hora de efetuar a matrícula e começar a viver uma das experiências mais marcantes na tua vida.
Calendário
1ª Fase: 25 a 28 de agosto de 2025
2ª Fase: 15 a17 de setembro de 2025
3ª Fase: 1 a3 de outubro de 2025
Etapas da matrícula
Aceder ao Inforestudante
Recebem um email com os dados de acesso à área pessoal no Inforestudante.
1.º passo: Na página da Inforestudante clicar no link “Consultar Utilizador – Colocados DGES“, preencher os dados solicitados e regressar à página inicial de autenticação.
2.º passo: Na página de autenticação, deve ser utilizada como palavra-chave a senha fornecida pela DGES no momento da colocação. É obrigatório mudar a palavra-chave no primeiro acesso.
NOTA: Caso o/a estudante não tenha Cartão de Cidadão português, a matrícula deverá ser realizada presencialmente na Divisão Académica do Politécnico de Setúbal até final do prazo da matrícula (de 25 a 28 de agosto), durante o seguinte horário:
- Manhã: 9h30-12h30
- Tarde: 14h30-16h00
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico → opção “Matrículas -Novos Estudantes”
Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”
Preencher os dados pessoais e inquérito
Aceder a “Balcão Académico” e, em “Matrícula”, preencher o inquérito de entrada no IPS e o inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).
Inscrição nas unidades curriculares
Selecionar as unidades curriculares do curso.
No final da inscrição, é necessário escolher três unidades curriculares adicionais, que permitem desenvolver mais competências e obter um certificado de microcredencial.
Criação da conta institucional
Este será o último passo do processo de matrícula online. Será atribuída uma conta institucional, sendo que, a partir desse momento, será utilizada para aceder às plataformas no IPS e para comunicação com os serviços.
A criação da conta demora cerca de 30 minutos, pelo que é necessário aguardar esse tempo para voltar a fazer a autenticação.
Documentos
Após conclusão da matrícula será necessário submeter os seguintes documentos, na plataforma Inforestudante: “Balcão Académico” → “Requerimentos” → “Submissão de Documentos de Matrícula”, nas seguintes situações:
- Documento de identificação
- Títulos de Residências (atual e os anteriores) ou
- Declaração da AIMA com:
- Residência ininterrupta em Portugal há mais de dois anos (até 1 de janeiro de 2025)
- Indicação do tipo de visto detido
Para colocados/as nas Licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala, Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa:
- Comprovativo de realização do Pré-Requisito do Grupo A – Comunicação Interpessoal.
- Declaração de Terapeuta da Fala (apenas aplicável na Licenciatura em Terapia da Fala)
Pagamento
No final do processo, o sistema gera automaticamente, em “Balcão Académico” → “Propinas e emolumentos”, os valores a pagar:
- Taxa de Matrícula: 40€
- Seguro Escolar: 5€
- 1.ª Prestação da propina: Consultar regulamento de propinas aqui.
É necessário selecionar os itens a pagar e escolher a forma de pagamento disponível.
O pagamento da 1.ª prestação da propina, taxa de inscrição e seguro escolar deve ser feito até ao último dia do mês de setembro.
Certidão de Matrícula e Declaração para o Passe Sub23
O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe Sub23 a todos/as os/as estudantes.
Este documento é gratuito, em formato digital, é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso e pode ser descarregado sempre que necessário.
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Como obter o documento
Aceder ao Inforestudante
- No menu principal, em “Balcão Académico”, selecionar “Documentos”
- Escolher o curso pretendido (caso existam vários cursos associados)
- Clicar em “Gerar Novo Pedido Documento”
- Na lista de tipos de documentos, selecionar o pretendido na opção “Realizar Pedido”
- Indicar o ano letivo de inscrição para o qual se pretende o certificado
- Finalizar o processo, que irá gerar o documento solicitado
Cartão do Politécnico de Setúbal
Os/As estudantes podem obter o cartão do Politécnico de Setúbal através da aplicação IPS Campus Digital.
Mais informações aqui.
Cartão de Sócio Efetivo da AAIPS
Após concluir a matrícula, é possível ser sócio/a efetivo/a da Associação Académica do IPS, para o ano letivo 2025/2026. Com o cartão de sócio/a da AAIPS, é possível usufruir de descontos em diversos serviços e atividades, dentro e fora dos campi.
Mais informações e pedido de cartão no site da Associação Académica do IPS.
PERGUNTAS FREQUENTES
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Entrei no Politécnico de Setúbal. Como realizo a minha matrícula?
A matrícula para os/as estudantes colocados/as no Politécnico de Setúbal, decorre de acordo com o calendário anualmente aprovado e divulgado.
A matrícula é efetuada online, acedendo ao portal Inforestudante, para os/as estudantes com documento de identificação nacional.
Para estudantes de fora da União Europeia ou sem nacionalidade portuguesa, nem Cartão de Cidadão Português, a matrícula deverá ser realizada presencialmente na Divisão Académica do Politécnico de Setúbal no prazo acima indicado.
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Como é que sei quais são as minhas credenciais de acesso ao Sistema de Informação do IPS, para poder realizar a matrícula online?
Os/As estudantes colocados/as através do Concurso Nacional de Acesso, no dia anterior ao início do respetivo prazo de matrículas, irão receber uma mensagem de e-mail, com o login de acesso ao portal Inforestudante.
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Não consigo alterar os meus dados para acesso à plataforma de matrícula, nem realizar a matrícula. Como devo proceder?
Em caso de dificuldade com as credenciais de acesso (utilizador e senha), é recomendado o contacto com a nossa Divisão Informática, através do Apoio Informático, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.
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Necessito de me deslocar ao Politécnico de Setúbal para proceder à entrega dos documentos necessários para a matrícula?
Não. Os documentos obrigatórios devem ser submetidos no Inforestudante, no "Balcão Académico", em "Requerimentos", “Submissão de documentos de Matrícula”.
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Após concluir a matrícula, posso solicitar o Estatuto de Trabalhador-Estudante?
Sim. O/A estudante deve aceder ao "Balcão Académico" no Inforestudante e, em "Requerimentos", selecionar “Estatuto Trabalhador Estudante”.
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Efetuei a minha matrícula, onde posso consultar o meu horário?
Toda a informação sobre horários e turmas estará disponível no portal da Escola Superior onde o/a estudante está matriculado/a.
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Quando e onde é realizado o acolhimento aos/às novos/as estudantes?
A sessão de boas-vindas, organizada pelo Politécnico de Setúbal, as suas escolas e a Associação Académica, está agendada para o dia 16 de setembro, no espaço exterior da Escola Superior de Ciências Empresariais/Escola Superior de Saúde.
Mais informações aqui.
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Onde posso conhecer melhor a Associação Académica do IPS, as suas atividades e serviços?
Todas as informações sobre a Associação Académica (AAIPS) estão disponíveis aqui.
CONTACTOS
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico
Para assuntos relacionados com:
- Matrícula online
- Submissão de documentos
- Prazos e regulamentos
Aceder a Apoio Académico → selecionar a opção: “Matrículas – Novos Estudantes”
Apoio Informático
Em caso de:
- Dificuldade com o acesso ao Inforestudante
- Problemas com o nome de utilizador ou palavra-passe
Aceder a Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”
Associação Académica do IPS (AAIPS)
Para apoio aos/às estudantes, atividades e serviços:
t. 265 415 358
e. geral@aaips.pt
sedevirtual.aaips.pt