IPS colabora na reabilitação do edificado da região
No âmbito da reabilitação do património da região de Setúbal, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) tem vindo a apresentar recomendações relativas ao edificado recente e antigo. Nesse sentido têm vindo a ser efetuados estudos técnico- económicos, de estratégia e de intervenção, com vista à redução de custos de exploração e manutenção do edificado, fomentando em simultâneo a sua conservação.
Um dos estudos incide sobre o Convento Madre de Deus da Verderena, no Barreiro, com o objetivo de promover algumas medidas para a reabilitação do monumento, tendo em consideração fatores históricos, arquitetónicos, aspetos da sua conceção e a sua integração urbana nos padrões de vida moderna e de conforto. O principal desafio consiste em preservar a identidade do espaço e simultaneamente desenvolver metodologias com vista à minimização dos custos de uma intervenção.
Toda a atuação é devidamente ajustadas a cada situação, por exemplo no caso do Bairro da Quinta da Mina, no Barreiro, tem sido dada especial atenção às questões de melhoria da qualidade do ar interior e conforto térmico, com a projeção de soluções concretas no que concerne aos sistemas construtivos e à redução de custos operacionais.
Este trabalho em rede entre a ESTBarreiro/IPS e a comunidade local é potenciado e alargado no âmbito do Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado, que fomenta a criação de projetos conjuntos, em prol do desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida.
