IPS estuda cooperação com instituições congéneres na Suíça e Irlanda – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
Back

IPS estuda cooperação com instituições congéneres na Suíça e Irlanda

O Instituto Politécnico
de Setúbal
(IPS) recebeu, no passado dia 30 de janeiro, a visita
de Luciana Vaccaro, reitora da Haute École Spécialisée de Suisse
Occidentale (HES-SO)
, a maior instituição de ensino superior
politécnico da Suíça, no sentido de se explorarem futuras
possibilidades de cooperação entre ambas as
instituições
.  

##1## ##2## ##3##

A responsável, que se deslocou ao campus
de Setúbal do IPS no âmbito do Programa de
Modernização e Valorização dos Politécnicos
,
promovido pelo Governo português, foi recebida pelo presidente do IPS, Pedro
Dominguinhos, pela vice-presidente para as Relações Internacionais, Fernanda
Pestana, e pelos diretores das escolas.

Depois de uma reunião em que ambas
instituições tiveram oportunidade de apresentar a sua oferta formativa,
modelo de funcionamento e principais projetos em marcha, seguiu-se uma visita pelas
quatro escolas do campus de Setúbal do IPS. O périplo passou
pelos laboratórios de Logística e de Contabilidade e Finanças
(Ciências Empresariais), pelo Espaço Programa BrightStart (Tecnologia de
Setúbal), e pelo Estúdio Audiovisual (Educação).

Acompanhada da responsável de
Relações Internacionais da HES-SO, a reitora Luciana Vaccaro teve ainda
oportunidade de conhecer os laboratórios de Movimento Humano e de Enfermagem,
na Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), onde lhe foi explicado o funcionamento da
Mesa de Anatomia Anatomage, um equipamento recentemente adquirido ao abrigo do
projeto EQUIP4INOV, num investimento de 812 906,58 cofinanciado a 50%, pelo Programa
Operacional Regional de Lisboa.

Atualmente com 21 000
estudantes, a HES-SO abrange territorialmente os sete cantões da
Suíça Ocidental, mantendo uma relação estreita com a
comunidade de luso-descendentes. Com uma taxa de empregabilidade de 96, 4 por cento,
distribui a sua formação em seis áreas do conhecimento,
nomeadamente Design e Artes Visuais, Gestão e Serviços, Engenharia e
Arquitetura, Música e Artes Performativas, Saúde e Trabalho Social.

A reitora da HES-SO retribui, deste modo, a visita de uma
delegação portuguesa em dezembro último, composta pelo ministro da
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, representantes de vários
institutos politécnicos portugueses e pelo Conselho Coordenador dos Institutos
Superiores Politécnicos (CCISP).

Recorde-se que o IPS foi igualmente anfitrião, no
passado dia 24 de janeiro, de uma delegação
irlandesa, composta por
responsáveis do Dublin Institute of
Technology e do Carlow Institute of Technology
, visita também
enquadrada no Programa de Modernização e Valorização dos
Politécnicos, cujo intuito é promover redes internacionais entre escolas
politécnicas tendo por base atividades colaborativas de investigação,
assim como a mobilidade de estudantes, de docentes e de investigadores.

Na reunião, que contou com a presença de
docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS),
discutiram-se potenciais áreas de trabalho conjuntas, nomeadamente
mecânica, aeronáutica e eletrónica, bem como a
celebração de acordos bilaterais com vista à mobilidade de estudantes
e docentes ao abrigo do programa Erasmus+. À reunião seguiu-se uma visita
a laboratórios nas áreas de interesse comum.

 

 

05 de fevereiro/2018

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.