IPS dá início a três novas parcerias estratégicas Erasmus+ – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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IPS dá início a três novas parcerias estratégicas Erasmus+

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O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) deu recentemente início a
três novos projetos Erasmus+, no âmbito na Ação Chave 2 – Parcerias
Estratégicas (Ensino Superior e Juventude), que se debruçam sobre as temáticas da
internacionalização, educação digital, economia circular e gamificação.

Com coordenação da University College of Enterprise and Administration, da Polónia, o
InterAct – Internationally active – professionally valuable teve a sua
reunião de arranque a 17 de fevereiro, assumindo o objetivo de aumentar a
participação dos trabalhadores de instituições de ensino superior europeias em atividades
internacionais
promovidas pelas suas organizações, nomeadamente através de
um conjunto de ferramentas e orientações que serão desenvolvidas.

Além do IPS, são também parceiros neste consórcio a Frederick University, de Chipre, a
International School for Social and Business Studies, da Eslovénia, e o Deggendorf Institute
of Technology, da Alemanha. O projeto, coordenado pela docente Rossana Santos, da Escola
Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), é transversal a todas as cinco escolas
do IPS, tem duração estimada de 24 meses e representa um orçamento global de mais de
208 mil euros, dos quais cerca de 36 mil são assegurados pelo IPS.

Já em março, deram também os primeiros passos os projetos
DiGiTOOL_to_CE – Inclusive Digital Education – a Tool to Understand
Circular Economy e gamED – Gamification for Developing Essential
Competencies in Youth Work, ambos com duração prevista até 28 de fevereiro de 2023.

O primeiro, enquadrado no Plano de Ação de Educação Digital (2021-2027) da
Comissão Europeia, pretende ajudar as a instituições de ensino superior a implementar
soluções de educação digital nos seus currículos, com especial
foco nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares
,
alinhando-se igualmente com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

A coordenação está a cargo da Banku Augstskola, da Letónia, sendo também parceiros,
além do IPS, a Fondazione Bruno Kessler (Itália) o Canadian Institute of Technology
(Albania), o Verslumo Institutas (Lituânia), e a Sabiedriba Ar Ierobezotu Atbilbidu Artsmart
(Letónia). A equipa de trabalho do IPS tem coordenação de Luísa Cagica Carvalho, docente
da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).

Por seu turno, o gamED aposta na gamificação e
design de jogos
como forma de apoiar os profissionais que
trabalham com jovens em contextos de educação não formal e formal,
dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências e valores
essenciais
, como a justiça social, a não discriminação e o envolvimento na
comunidade.

O consórcio, coordenado pela Fundatia Romanian Angel Appeal, agrupa seis parceiros
de três países, entre Portugal (IPS e Produções Fixe Unipessoal Lda), Espanha (World
University Services of The Mediterranean-Wusmed e Blue Room Innovation SL) e Roménia
(Universitatea Vasile Alecsandri din Bacau). No IPS, a coordenação cabe ao docente Lino
Ramos, da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS). 

16 de
abril/2021

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