Perguntas Frequentes
Geral
O QUE É O CARTÃO DO POLITÉCNICO DE SETÚBAL?
O cartão do Politécnico de Setúbal é o documento de identificação oficial para toda a comunidade académica. Este documento pode ser apresentado em formato físico ou digital e é de cariz obrigatório.
A QUEM SE DESTINA O CARTÃO DO POLITÉCNICO DE SETÚBAL?
A toda a comunidade académica do Politécnico de Setúbal: trabalhadores/as (docentes e não docentes) e estudantes inscritos/as e a frequentar a instituição, por períodos superiores a 3 meses.
PARA QUE SERVE O CARTÃO DO POLITÉCNICO DE SETÚBAL?
O cartão tem como principal objetivo identificar cada membro da comunidade. Dependendo das suas permissões, este cartão permite aceder a espaços restritos, ao sistema de impressão, à residência de estudantes e a serviços internos existentes nas várias unidades orgânicas, como empréstimos nas bibliotecas ou controlo de acesso aos edifícios, entre outros.
QUE VANTAGENS ESTÃO ASSOCIADAS AO CARTÃO DO POLITÉCNICO DE SETÚBAL?
O cartão dá acesso direto a descontos e vantagens com os vários parceiros do Banco Santander e do Politécnico de Setúbal, bem como a parcerias disponibilizadas por entidades terceiras, em condições especiais ou a outras funcionalidades que venham a ser implementadas no IPS.
Na área de vantagens para a comunidade é possível consultar os benefícios e campanhas em vigor.
ESTUDANTES
Que documentos são necessários para obter o Cartão do Politécnico de Setúbal?
Não é necessário qualquer documentação para obter o cartão de estudante do Politécnico de Setúbal. Basta descarregar a aplicação “IPS Campus Digital” e aceder com o email institucional e credenciais de acesso de estudante ativo.
Nota: O pedido de cartão de identificação do Politécnico de Setúbal com vertente bancária, deve ser solicitado junto do Banco Santander e, nesse caso, a documentação solicitada é da inteira responsabilidade do banco.
O meu Cartão do Politécnico de Setúbal tem validade?
O cartão do Politécnico de Setúbal está associado ao número de estudante e email institucional, pelo que enquanto estes estiverem válidos, também o cartão digital estará ativo.
Pessoal Docente e Não Docente
Como obter o Cartão do Politécnico de Setúbal?
A gestão do cartão deve ser feita aqui. Neste link é possível pedir um novo cartão (caso seja a 1.ª vez), renovar o cartão já existente, pedir a reemissão do cartão ou cancelar o pedido de emissão do cartão. É ainda possível consultar o estado do pedido de emissão de um cartão.
Que documentos são necessários para obter o Cartão do Politécnico de Setúbal?
Para efetuar o pedido de cartão de identificação com vertente não bancária é necessária uma fotografia tipo passe, em formato digital. Se não for portador/a de nenhuma fotografia, a aplicação permite utilizar a webcam para obter uma fotografia no momento do pedido.
Nota: O pedido de cartão de identificação do Politécnico de Setúbal, com vertente bancária, deverá ser solicitado junto do Banco Santander e, nesse caso, a documentação solicitada é da inteira responsabilidade do banco.
Que ficheiros são permitidos para submeter a fotografia?
A fotografia que submeter deve ter, pelo menos, 180 pixels de largura e 200 pixels de altura. A fotografia submetida não deve ter mais de 1024 pixels de largura e 768 pixels de altura.
O ficheiro deve estar em formato JPG ou PNG e ter, no máximo, 500Kb.
Sendo um cartão eletrónico, que tecnologias estão associadas ao Cartão do Politécnico de Setúbal?
O cartão do Politécnico de Setúbal está munido das seguintes tecnologias:
- Chip electrónico (em situações específicas previamente identificadas);
- Banda magnética (uso exclusivo na vertente bancária);
- Leitor de proximidade RFID-MIFARE;
- QRCode.
O que fazer em caso de perda, extravio, roubo ou avaria do Cartão do Politécnico de Setúbal IPS?
Vertente não bancária: solicitar o cancelamento aqui.
Vertente bancária: Proceder ao cancelamento do cartão junto das respetivas entidades gestoras (pode cancelar as permissões através da Superlinha Banco Santander) e solicitar um novo cartão.
A validade do cartão expirou. O que deve ser feito?
Vertente não bancária: Solicitar a renovação aqui.
Vertente bancária: Proceder à renovação do cartão junto do Banco Santander.
Quanto tempo demora a entrega do Cartão do Politécnico de Setúbal?
A entrega poderá demorar até aproximadamente 20 dias, após a emissão do cartão. Pode consultar e acompanhar o estado do seu cartão aqui.
Qual é a validade do Cartão do Politécnico de Setúbal?
Funcionários/as com contrato a termo: a validade é igual ao período do contrato.
Funcionários/as com contrato sem termo: a validade é de 4 anos (validade máxima do cartão).
Findo o prazo do cartão, se a colaboração com o Politécnico de Setúbal se mantiver, deverá solicitar a renovação do cartão.