
Corpo docente reflete sobre Ensino Superior na era digital
A conferência de abertura, justamente sobre “A Era da Inteligência Artificial: Redefinindo Paradigmas no Ensino Superior?“, foi assegurada por Carlos Costa, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), e por Manuela Aparício, da Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-IMS). Nesta reflexão, os académicos convidados abordaram a relação entre a necessidade de desenvolver competências na utilização da inteligência artificial (IA) generativa e a importância de garantir que essa utilização não inibe o desenvolvimento de outras competências essenciais.
Ainda sobre as oportunidades e desafios do uso da IA, seguiu-se uma mesa-redonda que contou com as intervenções e diferentes perspetivas de dois docentes, Bruno Silva e Sílvia Couvaneiro, uma estudante, Nicole Coelho, e a presidente da Comissão de Ética do IPS, Lucília Nunes, para além de dois representantes do meio empresarial, nomeadamente Nelson Caetano, diretor de Transporte da ID Logistics Portugal, e Rui Palma, diretor de Recursos Humanos da Teixeira Duarte.
Ao longo do dia, as 14 comunicações apresentadas sobre práticas pedagógicas no IPS assumiram uma forte centralidade no seminário, colocando em diálogo docentes de diferentes escolas e áreas disciplinares, a par da exposição de 10 pósteres que deu a conhecer práticas e projetos desenvolvidos no IPS, na área da inovação pedagógica e metodologias de ensino.
O programa incluiu ainda a apresentação do SAPIEN – Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior, um consórcio de nove parceiros, liderado pela Universidade Nova de Lisboa, do qual o IPS faz parte. Recorde-se que a estratégia de ação adotada pelo SAPIEN assenta em três grandes linhas, apostando, nomeadamente, em modelos pedagógicos centrados nos estudantes e nas suas aprendizagens; no desenvolvimento profissional de docentes sobre metodologias de ensino e de avaliação com recurso a ferramentas digitais; e ainda em ambientes de aprendizagem estimulantes, com integração significativa de recursos tecnológicos.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network integra ainda as universidades da Madeira, Açores, Algarve e Évora, bem como os politécnicos de Beja e Portalegre e a Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, cobrindo assim uma extensa área geográfica a Sul do País e as Regiões Autónomas.
29 maio/2024