Bibliotecas
catálogo
Acesso a texto integral a Wiley AI eBooks Library, Wiley Data and Cybersecurity eBooks Library, River Publishers eBooks Library, e IoT Security eLearning Courses
1 a 31 de maio 2025 | | Acesso através do link www.ieee.org/ieeexplore
Webinars para demonstrar a pertinência destas coleções e a melhor forma de as utilizar
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- Webinar 1: Overview of Wiley AI eBooks Library and Wiley Data and Cybersecurity eBooks Library | 6 May 2025
- Webinar 2: Overview of River Publishers eBooks Library and IoT Security eLearning Program | 8 May 2025
- CINAHL PLUS COM TEXTO COMPLETO:
- COCHRANE: Tutoriais Cochrane
- EBSCOHOST: Tutoriais EBSCOhost
- JCR – Relatórios de citações de periódicos
- PEDro
- Pesquisa Básica – ProQuest:Tutoriais ProQuest aqui e aqui
- PubMed: Tutoriais
- SABI: Tutoriais
- Scoupus: Tutoriais
- Web of Science:
- E-Books:
- Revistas e Jornais
Biblioteca Nacional de Portugal
Biblioteca Comum– Catálogo Coletivo das Bibliotecas das Instituições de Investigação e Ensino Superior de Portugal
COPAC– Catálogo Coletivo Universidades Reino Unido e Irlanda
European Library– Catálogo de Bibliotecas Nacionais Europeias
Infoeuropa– Bibliografia sobre a União Europeia
REBIUN– Catálogo Coletivo – Rede de Bibliotecas Universitárias de Espanha
WorldCat– A maior rede mundial de conteúdo e serviços de biblioteca
Catálogo Bibliotecas IPS – Fundo documental disponível nas bibliotecas do Politécnico de Setúbal.
RCIPS – Repositório Comum: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Setúbal.
RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.
Biblioteca Comum – Catálogo Coletivo das Bibliotecas das Instituições de Investigação e Ensino Superior de Portugal.
- 25 de Abril de 1974: Aprender com a Revolução dos Cravos: Aprendizagem da história: Guiões didático-pedagógicos: (1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
- 30 Anos de estórias em comunicação social: Os docentes: Os diplomados
A
- Aprendizagens em contexto simulado : normas de procedimento de enfermagem: fundamentos de enfermagem: volume I
- Aprendizagens em contexto simulado : normas de procedimento de enfermagem: fundamentos de enfermagem: volume II
- Aprendizagens em contexto simulado: Saúde Mental/ Saúde Sexual e Reprodutiva/ Criança e Jovem: volume V
- Aspetos éticos na investigação em enfermagem
- Atas do I Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde: Pobreza, Exclusão Social e Saúde: Uma Visão Interdisciplinar
- Atas do Seminário Dar asas ao saber: investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais, 5 e 6 de março de 2021
- Atas do XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
B
- Bibliografia dos estudos de História da Enfermagem em Portugal: anotações e análise
- Biologia marinha: manual de práticas de laboratório
C
- Cálculo Integral em R
- CIOE: Centro para a Igualdade de Oportunidades em Educação
- Cohehre Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship
- Contornos de um caminho dedicado à educação
- Contributos para a prática docente: publicação para professores/as do ensino superior
D
E
- Elemento de estudo para a unidade curricular de mecânica: conceitos gerais da mecânica vetorial para iniciantes
- Enfermagem VII: Orientações de Atuação de Enfermagem: Criança e Jovem
- Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (I): Estudos de caso e Investigação-ação
- Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): Olhares para uma realidade
- Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto
- Estratégias Promotoras da Integridade Académica e Científica: Instituições de Ensino Superior em Portugal
G
I
- 11th Iberian Conference on tribology: book of abstracts
- Improve your teaching: publication for academic teachers
J
- Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018: Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias: Livro de Resumos
- Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2019: Metodologias, técnicas ativas e tecnologias emergentes: Livro de resumos
L
- Livro de Atas CNaPPES 2017
- Livro de Atas do II Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde: envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares
- Livro do 1º Congresso Gestão em Enfermagem: Percursos e Desafios
- Livro do II Congresso de Enfermagem Perioperatória. “Da evidência à prática na segurança dos cuidados”: Programa Científico e Resumos das Comunicações
M
P
- Práticas artísticas, envolvimento e bem estar: O Projeto Recriar-se
- Projeto Recriar-se: Artes plásticas: Desenhar e pintar para lá do que se vê
- Projeto Recriar-se: Fotografia: O olhar que se vê
- Projeto Recriar-se: Música: As práticas musicais e o voltar a sentir-se pessoa
S
- Setúbal, cidade vermelha
- STEM Kit: guia do professor (versão em língua portuguesa)
- STEM Kit: teachers’ notebook
- XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
REVISTAS:
Base– Bielefeld Academic Search Engine | um dos motores de busca mais volumosos do mundo, especialmente para recursos da web acadêmicos
CiteSeerX – Scientific literature digital library and search engine
Google Académico(Google Scholar)
MedNar– Mecanismo de busca na web gratuito com foco médico
Microsoft Academic– Mecanismo de busca semântica
Open Science Directory– Pesquisa global ferramenta para todos os títulos de periódicos de acesso aberto e programas especiais
RefSeek– Mecanismo de busca na Web para estudantes e pesquisadores/as
RePec– Artigos de pesquisa em economia
Smantic Scholar– Mecanismo de busca acadêmico do Allen Institute for AI
Wolfram|Alfa– Conhecimento e capacidades de nível especializado para o mais amplo gama possível de pessoas
WorldWideScience– Global science gateway
Serviços
Empréstimos/Empréstimo Interbibliotecas
Leitura Presencial e Empréstimo Domiciliário
Todos os documentos são passíveis de empréstimo, exceto:
- Os assinalados com uma bola vermelha (BV) na lombada;
- Os documentos de referência (dicionários, enciclopédias);
- As publicações periódicas;
- As dissertações de mestrado (acesso integral no RCIPS);
- Os relatórios de estágio (acesso integral no catálogo das bibliotecas IPS).
Regras do Empréstimo Domiciliário
Os/as leitores/as podem requisitar documentos para leitura domiciliária nas seguintes condições:
- 5 documentos por 14 dias seguidos, com a possibilidade de renovação (exceto se houver pedido de reserva;
- Empréstimo por período alargado (investigadores);
- Os documentos com bola vermelha (BV) são passíveis de ser emprestados (um por leitor) durante o período de encerramento, durante os fins de semana, sempre a partir das 17h até à manhã de segunda feira.
Renovações & Reservas
Caso não haja um pedido de reserva feito por outro/a leitor/a, os empréstimos podem ser renovados por novos períodos sucessivos.
As renovações e reservas podem ser feitas presencialmente, via telefone, email ou através do OPAC, a partir de 3 dias anteriores ao último dia de empréstimo e até ao último dia do prazo determinado.
Empréstimo Especial fora das horas de funcionamento das bibliotecas
Possibilita o levantamento e a devolução dos documentos no balcão do segurança na entrada da escola, após o horário de encerramento das bibliotecas.
Destina-se exclusivamente aos/às trabalhadores/as estudantes e aos/às estudantes dos cursos de mestrado e de pós-graduação.
O pedido de requisição deverá ser feito por telefone ou por email para a respetiva biblioteca.
O Serviço de Empréstimo Interbibliotecas permite que a biblioteca possa requisitar a outras instituições nacionais ou estrangeiras, a pedido do/a utilizador/a, documentos que não façam parte do seu fundo bibliográfico. A biblioteca pode também emprestar a outras entidades, nacionais ou estrangeiras, documentos do seu acervo. Os custos deste serviço são suportados pelo/a utilizador/a requerente e dependem do valor cobrado pela instituição fornecedora.
Contactos: suporte.ips.pt/dbad
DOI e ISBN
O DOI é um indicador persistente de objetos digitais, uma hiperligação que direciona permanentemente para o local onde se encontra um recurso e que consiste num conjunto de carateres alfanuméricos atribuídos por uma agência de registo.
As Bibliotecas IPS passam a disponibilizar o serviço gratuito de atribuição de DOI (Digital Object Identifier). Este serviço resulta de um protocolo estabelecido entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o IPS. Para mais informações consulte o Regulamento de atribuição de DOI
- Para os documentos alojados na comunidade IPS do RCAAP, o utilizador do serviço DOI deverá enviar um email para as BIPS (bibliotecas.dbad@ips.pt) onde constem os seguintes elementos:
- Identificação do/a requerente (nome e unidade orgânica ou serviço a que pertence);
- Identificação do documento ao qual pretende atribuir o DOI (título, autor(es)/ra(as) e handle do RCAAP).
- Para os artigos alojados nas revistas científicas editadas pelo IPS, e presentes na plataforma OJS, o/a editor/a da revista deverá enviar um email para as BIPS (bibliotecas.dbad@ips.pt) a solicitar apoio na concretização do processo
ISBN: International Standard Book Number. Para pedir o número ISBN para monografias, editadas pelo IPS, enviar email para bibliotecas.dbad@ips.pt com os dados do documento:
- Autor/a
- Título
- Formato
Formação de Utilizadores
No âmbito da literacia da informação cabe às Bibliotecas a formação de utilizadores com o objetivo de os tornar autónomos no processo do uso e recuperação da informação. Neste sentido, as Bibliotecas IPS disponibilizam, ao longo do ano letivo, ações de formação, dentro do seu espaço ou online, destinadas à comunidade IPS.
Formação disponibilizada pela equipa Bibliotecas IPS
Todos os semestres é disponibilizado um calendário de formação
- Acesso Aberto e Repositórios
- Apoio à investigação: a plataforma ORCiD (gravação da sessão) | Apresentação
- As ameaças ao Acesso Aberto: o caso das Revistas Predadoras
- Como Evitar o Plágio: Ética na Apresentação de Trabalhos Académicos
- Infografia – como evitar o plágio
- Indicadores Bibliométricos na Avaliação da Produção Científica
- Pesquisar na PubMed
- Selecionar e Avaliar Fontes de Informação na Internet
- Selecionar Fontes de Informação Científica
Contacto
Formação específica disponibilizada pelos nossos fornecedores de conteúdo
- Workshop IEEE para Autores: Desenvolva o seu Currículo de Investigação
Lisboa 7 abril das 09:00h às 12:00h – Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico (IST), Complexo Interdisciplinar, Auditório Abreu Faro | Porto 8 abril das 09:00h às 12:00h | Coimbra 9 abril das 09:00h às 12:00h | Será disponibilizada uma opção de participação virtual via WebEx para as três sessões | Inscrições aqui
Este workshop presencial oferece ferramentas práticas para estruturar artigos académicos, selecionar a revista certa e otimizar a visibilidade das publicações. Especialistas da IEEE irão partilhar recomendações valiosas para facilitar o processo de publicação e aumentar o seu impacto na comunidade científica.
Serão abordadas questões fundamentais, tais como:
- Como aumentar a visibilidade e o impacto da sua investigação
- Dicas e boas práticas para melhorar as hipóteses de publicação
- O que os editores e revisores procuram num manuscrito
- Principais razões pelas quais os artigos são rejeitados
- Como escolher a revista mais adequada para a sua investigação
- Sinais de alerta para evitar revistas predatórias
- Opções de acesso aberto disponíveis na IEEE para autores e instituições
- Estratégias de pesquisa na IEEE Xplore Digital Library
- Ferramentas IEEE para autores e para promover a ciência aberta
- Sessão ao vivo de perguntas e respostas com especialistas
Webinars B-on | Veja aqui
Formação Clarivate / Web of Science | Aceder ao portal de formação
O que há de novo na Web of Science?
Objetivos de aprendizagem: Visão geral das novas funcionalidades implementadas nos últimos 6 meses (2º semestre de 2024)
Começar a utilizar a Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Aceder à Web of Science – Pesquisa de palavras-chave – Ordenar e refinar os resultados
Os meus primeiros passos com a Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Aceder à Web of Science com a minha subscrição institucional – Pesquisar um tópico – Ligações para os textos integrais
Pesquisar em todas as bases de dados da Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Pesquisar numa base de dados especializada (Dissertations & Thesis, Grants, SciELO) – Pesquisar em todas as bases de dados ao mesmo tempo – Explorar a vista panorâmica e as citações de um documento
Utilizar a Web of Science para identificar os documentos mais relevantes
Objetivos de aprendizagem: Utilizar os filtros para identificar os resultados mais relevantes – Aprender a identificar os documentos mais citados com base no contexto – Exportar uma lista de publicações
De consultas simples a complexas na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Sugestões para a procura de documentos conhecidos – Utilizar wildcards, aspas ou o operador de proximidade para procurar sinónimos ou frases – Criar, editar e partilhar consultas complexas
Utilizar operadores booleanos e guardar as minhas consultas na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Trabalhar com uma conta pessoal para guardar o meu trabalho – Pesquisar um tópico com operadores booleanos – Utilizar o meu histórico para guardar pesquisas e criar alertas
Ligações Web of Science para textos integrais
Objetivos de aprendizagem: Ligação aos textos integrais (acesso aberto e assinaturas) – Descrição dos tipos de acesso aberto – Utilização do EndNote Click
Guardar o meu trabalho na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Criar uma conta pessoal – Guardar as minhas pesquisas favoritas – Criar alertas de seguimento e guardar listas de documentos.
De pesquisas simples a complexas na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Utilizar o operador de proximidade NEAR – Construir pesquisas complexas – Explorar as sugestões de leitura.
Revistas indexadas na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Resumo do processo de seleção editorial – Índices e categorias da Web of Science – Informação pública disponível na Master Journal List.
Os meus primeiros passos com o Journal Citation Reports
Objetivos de aprendizagem: Apresentação de Journal Citation Reports – Ler o perfil duma revista – Navegação e comparação de revistas.
O significado do Fator de Impacto das revistas, dos quartis e de outras métricas
Objetivos de aprendizagem: O cálculo do fator de impacto da revista – Compreender os percentis, quartis e outras métricas – O journal Citation Indicator (uma nova métrica normalizada).
Journal Citation Reports para especialistas
Objetivos de aprendizagem: As alterações previstas na edição 2024 de Journal Citation Reports – Explorar todas as informações no perfil duma revista – Navegar por categorias, editoras ou países.
Pesquisar e analisar as publicações de um/a autor/a na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Pesquisar as publicações de um/a autor/a – Analisar as publicações de um/a autor/a – Analisar as citações recebidas por um/a autor/a.
Pesquisar o perfil de um/a investigador/a na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Pesquisar um perfil de investigador – Pesquisar uma lista de artigos vs. um perfil de investigador – Perfis de investigadores vs. registos de autores não reclamados.
Ler um perfil de investigador na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Publicações e métricas – Compreender o beamplot de impacto de um autor – Criar o meu perfil e configurar as minhas preferências
Primeiros passos com perfis de investigadores na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Os autores, os seus identificadores e perfis na Web of Science – Como são criados e validados os perfis dos investigadores? – Quero criar e/ou validar o meu perfil. Por onde começo?
Gerir um perfil de investigador na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: As atualizações automáticas do meu perfil – Como modificar o meu perfil – Os bibliotecários podem ajudar enviando correções – Criar o meu perfil e configurar as minhas preferências – Atualização de perfis (adicionar, fundir, excluir ou solicitar uma correção) – Configurar as notificações automáticas
As métricas nos perfis de investigadores da Web of Science
Objetivos de aprendizagem: As publicações, as suas métricas associadas e opções de exportação – Interpretar as métricas normalizadas do beamplot de impacto do autor – Analisar publicações e docuimentos citantes para obter uma visão panorâmica
Explorar a rede de citações da Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Navegar na rede de citações e criar um alerta de citação – Descobrir a classificação das citações – Descobrir citações de qualquer trabalho (capítulo de livro, relatório, etc.)
Highly Cited Papers & Highly Cited Researchers
Objetivos de aprendizagem: O que é um Highly Cited Paper e um Hot Paper? – NOVO – Indicadores normalizados na Web of Science – O que é que significa ser um Highly Cited Researcher?
Top papers in Essential Science Indicators
Objetivos de aprendizagem: Compreender os indicadores de desempenho de citação Utilizar Essential Science Indicators – O que é um Research Front?
Estratégias para encontrar mais informação na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Explorar sugestões de leitura – Analisar um grupo de documentos – Criar e analisar um relatório de citações
Ligações de acesso aberto na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: De onde provêm as ligações de acesso aberto? – Interpretar versões de acesso aberto na Web of Science – Instalar, configurar e utilizar o EndNote Click
Revisões por pares: a sua importância e visibilidade na Web of Science
Objetivos de aprendizagem: Parte 1 – Revisões por pares: boas práticas e recomendações (João Barata, Professor na Universidade de Coimbra) | Parte 2 – Visibilidade das revisões por pares na Web of Science (Anne Delgado, Clarivate)
Webinars gravados e disponíveis para visualização livre
- Ferramentas de apoio à pesquisa em saúde: das evidências às fontes primárias | ver aqui
- Acesso e Descoberta de Conteúdo: busca transparente, acesso neutro, relevância e experiência do usuário | ver aqui
- Ciência em transição: reflexões, desafios e agenda da Ciência Aberta | ver aqui
Formação SAGE Publishing
Webinares How to get published
- Breakdown of Article Tyles | Ver aqui
- Mastering Nursing Research | Ver aqui
- Respond to Reviewer Comments | Ver aqui
- Culture & Mixed Methods Design | Ver aqui
- Journal Involvement and Career Development | Ver aqui
- Article front matter | Ver aqui
- Research in a Digital World | Ver aqui
- Quantitative Methodology | Ver aqui
- Qualitative Methodology | Ver aqui
- Reference Search and Reference Section | Ver aqui
- Methodology and Publication Options | ver aqui
- Research agenda and personal academic brand | ver aqui
- Dissertation to Manuscript | ver aqui | How to Write a Manuscript | ver aqui | How to convert a dissertation or thesis into a manuscript | 11 junho 2025 | registar
- Write a Cover Letter | ver aqui
- Organize and Present Data | ver aqui
- Authorship, Etiquette and Collaboration | ver aqui
- Image Integrity | ver aqui
- Secure Funding | ver aqui
- Select a journal | Ver aqui | Ver aqui (2025)
- Write an article | Ver aqui
- Mentorship | Ver aqui
- Peer Review | Ver aqui
- Open Access | Ver aqui (2022)
- Article Promotion | Ver aqui | Promote Article and Impact Policy | Ver aqui
- Ethics and Research Integrity | Ver aqui
- Copyright, Permissions, and Author Reuse | Ver aqui
- How to Write a Literature Review | Ver aqui | How to Write a Systematic Review | 09 abril 2025 | registar
- Data Collection & Analysis | 21 maio 2025 | registar
Formação OpenAIRE
MOOC – Massive Online Open Courses
O que é um MOOC?
Pesquisar MOOCs
Pesquisar MOOCs em Portugal
Plataformas MOOC
Plataformas de Recursos Educacionais Abertos
- ACS Institute – Learning platform supporting the broad chemistry community across the spectrum of learning – foundational education, career expertise, and professional development
- MERLOT – Curated online learning and support materials and content creation tools, led by an international community of educators, learners and researchers
- MIT Open Courseware – Web-based publication of virtually all MIT course content
- NPTEL – Courses available for self study
- OER Commons (Open Educational Ressources) – Teaching and learning materials that you may freely use and reuse at no cost, and without needing to ask permission
- OpenLearn – Free learning from the Open University
- OpenStax – Educational access and learning for everyone
- Saylor Academy – Nonprofit initiative working since 2008 to offer free and open online courses to all who want to learn
- WikiEducator – Dynamic community of educators who believe that learning materials should be free and open to all
Repositório Científico
Pesquisa no RCIPS – Repositório Científico do IPS
Como pesquisar no Repositório Científico do IPS
Pesquisa no RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
Pesquisa no Repositório de Dados Científicos
O que é o Acesso Aberto?
Vantagens dos repositórios institucionais
Guia: Depositar no Repositório Institucional do IPS
Licença de distribuição não exclusiva
Sherpa/RoMEO
Reservas nos eventos
As nossas bibliotecas promovem variados eventos:
- Apresentação de livros;
- Encontros com escritores;
- Clube de Leitura;
- Exposições.
Há eventos livres, em que não é necessário inscrição ou reserva de lugar.
Há eventos em que é necessário inscrição ou reserva de lugar.
Conheça os eventos programados para as Bibliotecas e efetue a reserva de lugar
Serviço de Referência
O serviço de referência baseia-se no apoio especializado aos utilizadores, orientando-os na definição de estratégias de pesquisa e de otimização da consulta dos recursos de informação disponíveis na Biblioteca.
Poderá ser feito presencialmente nas instalações da Biblioteca ou enviando as questões por ticket através do serviço de apoio ao utilizador.
Literacia da Informação
Eventos Nacionais e Internacionais sobre Ciência Aberta
Webinars B-On
Ciência Aberta: Acesso colaboração e partilha | Assistir aqui
Open Access Publishing with Wiley and b-on | Assistir aqui
Open Access Publishing with Elsevier and b-on | Assistir aqui
Outros eventos
- 2º Encontro PUB IN – revistas e comunicação científica para a ciência aberta | 26 e 27 março 2025 | Universidade Católica Portuguesa (Porto)
- ConfOA – Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta | 08 a 11 setembro 2025 | Goiânia (Brasil)
- Dataverse Community Meeting | 09 a 13 junho 2025 | University of North Carolina at Chapel Hill (EUA)
- Fórum GDI – Fórum de Gestão de Dados de Investigação | data a definir | brevemente disponível
- Jornadas FCCN – Ponto de encontro anual para a comunidade de ensino superior e de investigação | 06 a 08 maio 2025 | Convento de São Francisco (Coimbra)
- Open Science Fair – Evento internacional organizado por OpenAIRE, COAR, EIFL, FORCE11, Liber, La Referencia, OPERAS, SPARC e SPARC Europe | 15 a 17 setembro 2025 | CERN, Genebra (Suiça)
- Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) | 20 a 26 outubro 2025
Política de Ciência Aberta do Instituto Politécnico de Setúbal (Despacho nº 32/Presidente/2023, de 30 de janeiro)
Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Recomendações sobre Ciência Aberta
Guia para publicação em Open Access
Repositórios de Dados de Investigação
Repositórios Abertos Generalistas
Repositórios Abertos – Revistas
Repositórios Abertos – Teses e Dissertações
Serviços e plataformas gratuitos com informação complementar
- Checker Tool – Verificação de compatibilidade com os requisitos cOAlition S Journal
- Cofactor – Journal selector
- Compass to Publish
- ERIH PLUS – Index containing quality checked bibliographic information on academic journals in the Humanities and Social Sciences (SSH)
- InCites – Journal Citation Reports (Clarivate Analytics)
- JournalTOCs – Número de seguidores das revistas
- Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
- Open Journal System
- Open Research Europe (ORE)
- Plan S – Verificação de compatibilidade com os requisitos cOAlition S Journal
- Plataforma Acesso Livre Portugal
- Plataforma Open Access Week
- Quality Open Access Market – Informação sobre revistas do ponto de vista dos autores
- Responsible Journals – Processo de revisão por pares
- ScimagoJR (SJR) – Journal & Country Rank
- SciRev – Rapidez e transparência do processo de peer review
- SHERPA/RoMEO
- TOPfactor – Pesquisa transparente
- Transpose – Políticas de revisão por pares
Organização
- Evernote
- iStudiez Pro
- My Study Life – School Planner
- Studious
- Todoist
- Toodledo
- Wunderlist – Lista de tarefas
Apresentações
- Emaze
- Prezi Viewer
Leitores de eBooks
- 24Symbols
- Aldiko Book Reader
- Audible Audiobooks
- FBReader
- Whattpad
- Google Play Livros
- Kindle
- Kobo
- Nubico
Tirar apontamentos e criar textos
- AudioNote
- Evernote
- Moleskine Notes
- Quip
- Speechetexter
- Squid
- Write
- Writer Plus – Write on the go
- Xodo PDF
Mapas conceptuais
- iMindQ
- GoConqr
- MiMind
- Mindjet
- Mondomo
- Simple mind
Scanner
- CamScanner
- Genius Scan
- Office Lens
- Tiny Scanner
- Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
- Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
- Infopédia
- Portal da Língua Portuguesa
Tradução
Escrever em língua inglesa
Aprender línguas
A informação territorial é um bom complemento a certo tipo de trabalhos. Aqui podes encontrar sites de onde podes retirar vários tipos de mapas e outra informação geográfica.
Uma boa apresentação oral de um trabalho ou relatório é um meio altamente valorizador do mesmo.
O programa que usares para fazer a apresentação vai condicionar o impacto da mesma, pois os vários programas existentes oferecem também diversas possibilidades e estilos de apresentações.
Aqui podes encontrar sugestões de programas que podes usar:
Biteable
Ferramenta web que permite a criação de vídeos explicativos que podem ser partilhados. Os vídeos produzidos são clips animados curtos que transmitem uma mensagem de uma maneira concisa e compreensível.
Emaze
Ferramenta 100% online que permite criar apresentações. Uma das grandes vantagens do Emaze são seus templates e a possibilidade de importar ficheiro ppt com facilidade. Possui tradução automática para qualquer idioma.
Explain Everything
Poderosa ferramenta de quadro branco e screencasting que permite usar o ecrã do seu dispositivo móvel para criação e apresentação de conteúdos e a sua gravação em vídeo, que pode depois ser facilmente partilhado.
Genially
Ferramenta para fazer apresentações e infográficos.
Google Slides
Esta ferramenta faz parte das ferramentas do Google Docs. Pode ser usada para criar apresentações tanto no PC como no telemóvel.
KeyNote
É o programa para utilizadores de iOS. Faz parte do pacote de produtividade iWork da Apple e pode ser usado no iCloud. Os ficheiros deste programa não têm formato PPT e por isso para abrir estes ficheiros no PowerPoint tem que se fazer uso da aplicação ApowerMirror.
Mentimeter
É uma ferramenta que permite fazer apresentações e permite que a audiência possa interagir com a apresentação em tempo real.
Microsoft PowerPoint (Microsoft Office)
Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas.
Microsoft Sway
Ferramenta que permite criar apresentações. Permite combinar texto e multimédia. Os/as utilizadores/as podem usar conteúdos alocados no PC ou na internet (OneDrive, Facebook, YouTube, etc.)
PowToon
PowToon é um programa que permite criar vídeos animados e apresentações. Este programa permite adicionar personagens animadas aos vídeos.
Prezi
O Prezi é um programa de apresentações mas não funciona da forma tradicional como o PowerPoint. Os seus efeitos e animações são exibidos de forma mais interessante uma vez que a apresentação funciona como um vídeo, mostrando primeiro o quadro geral e depois fazendo zoom em cada subtópico na ordem escolhida.
Estes documentos encontram-se disponíveis na plataforma inforestudante.
- ESCE – Capas para Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado e Pós-Graduação
- ESE – Capas para Dissertações de Mestrado, Trabalho de Projeto ou Relatório de estágio
- ESS – Capas para Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado, Pós-Graduação e Relatórios de Estágio. Capas para trabalhos em parceria com outras instituições
- ESTB – Capas para Dissertações ou Relatórios de Mestrados e Pós-Graduações
- ESTS – Capas para Dissertações ou Relatórios de Mestrados e Pós-Graduações
Qualquer trabalho académico deve incluir as fontes consultadas.
Para escolheres a norma a utilizar terás de consultar o/a respetivo/a professor/ra ou departamento.
- Griffith University Referencing Tool(Normas APA, Chicago e Vancouver)
Norma ACM
Norma APA
- Norma APA (página web oficial)
- Orientações APA Style (IPS)
- APA Style Blog
Norma Chicago
Norma Harvard
Norma IEEE
Norma Portuguesa NP 405
- Orientações NP 405 (documento no Repositório Científico da UAB)
Norma Vancouver
- Orientações Vancouver style “Recomandations for the conduct, reporting, editing and publication of scholary work in medical journals”
- Guia básico Vancouver Style
Gestores de referências bibliográficas
Revisão de textos
Análise de Citações
Armazenamento e partilha de ficheiros
Criação de posters e cartazes digitais
Criação de vídeos
Criação e partilha de publicações interativas
Criar banda desenhada
Edição de áudio
Edição de gráficos vetoriais
Editor de imagens
Ferramentas de trabalho colaborativo
- DotStorming
- EverNote
- GoogleDocs
- Microsoft OneNote | Tutorial OneNote
- Microsoft Planner| Tutorial Planner
- Microsoft Teams | Tutorial Teams
- Padlet
Gráficos
Catálogo de gráficos
Como escolher o gráfico adequado
Infográficos
Mapas conceptuais / diagramas
Nuvens de palavras
Placard digital
Questionários
Redes Sociais
Revisão de textos
Social Bookmarking
Trabalhar ficheiros PDF
Tutorial Microsoft Excel
Como pesquisar no Repositório Científico do IPS
Grelha para avaliação da informação da internet
Saber avaliar a informação da internet
Saber selecionar a informação
Estratégias de pesquisa na internet
Como pesquisar em Bases de dados
- B-On (Tutoriais B-On)
- Cinahl
- Cochrane
- EBSCO Host
- Formações online EBSCO
- Eric
- ProQuest
- PubMed
- SABI
- Scopus
- Web of Knowlwdge (Cornell University Library)
Copyright de imagens
O uso de imagens enriquece substancialmente uma apresentação ou trabalho académico. Existem bancos de imagens que disponibilizam imagens em livre acesso ou com licenças específicas (https://creativecommons.org/) para esta finalidade.
Qualquer imagem deve ser sempre acompanhada dos respetivos créditos. No caso das apresentações deve ser colocado no próprio slide que tem a imagem ou todos os créditos também podem ser dados num slide final da apresentação.
Informação sobre copyright de imagens (Colby College Libraries)
Bancos de imagens
- Compfight – Banco de imagens com licenças creative commons do flickr
- Freeimages – Possui imagens de alta qualidade
- Freejpg
- Morguefile – Possui imagens de alta qualidade
- Openphoto
- Pixabay
- Stockvault
- Unsplash – Imagens em alta resolução
- Unstrictedstock
- Wikimedia
Software para a deteção de plágio
Existem algumas aplicações que te irão ajudar a avaliar os teus trabalhos relativamente ao plágio:
- Turnitin – Software disponibilizado pelo IPS
- CopyLeaks
- Dupli Checker
- New Jester
- PaperRater
- PlagScan
- PlagTraker
- Plagiarisma
- Plagium
- QueText
- Viper
- Write Check
IPS a Ler
Descubra este espaço de partilha de leituras aberto a toda a comunidade. Participe e partilhe a sua opinião.
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Na página de newsletters das bibliotecas do Politécnico de Setúbal pode encontrar todas as edições deste boletim informativo e mensal, com informações sobre eventos, novidades, recursos e muito mais.
BIBLIOTECAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e representa um novo compromisso de luta contra a pobreza e promoção de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável e global. Subscrita pelos 193 países membros da ONU, a Agenda 2030 tem como lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás!” e inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser concretizados em todos os países.
A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, conseguida pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) junto das Nações Unidas, enquanto contributos para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, permite dar às bibliotecas uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e sobre o impacto que têm na população.
Documentação de suporte:
Horários
Edifício Escola Superior de Educação
2.ª a 6.ª feira | 08h30 – 18h00
Sábados, Domingos, Feriados | Encerrada
Férias letivas: 2.ª a 6.ª feira | 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Agosto 2025: De 4 a 22 de agosto | Encerrada
Edifício Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
2.ª a 5.ª feira | 09h00 – 19h00
6.ª feira | 09h00 – 17h00
Sábados, Domingos, Feriados | Encerrada
Férias letivas: 2.ª a 6.ª feira | 09h00 – 17h00
Agosto 2025: De 4 a 22 de agosto | Encerrada
Edifício Escola Superior de Ciências Empresariais/Saúde
2.ª a 5.ª feira | 09h00 – 20h00
6.ª feira | 09h00 – 18h00
Sábados, Domingos, Feriados | Encerrada
Férias letivas: 2.ª a 6.ª feira | 09h00 – 18h00
Agosto 2025: De 4 a 22 de agosto | Encerrada
Edifício Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
2.ª a 6.ª feira | 13h15 – 20h00
Sábados, Domingos, Feriados | Encerrada
Agosto 2025: De 4 a 22 de agosto | Encerrada
CONTACTOS
e. bibliotecas.dbad@ips.pt | Geral
arquivo.dbad@ips.pt | Arquivo e Gestão Documental
t. +351 265 790 000
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