
Falecimento de Leonor Santos, nome cimeiro da Educação Matemática
A presidente do Politécnico de Setúbal (IPS), Ângela Lemos, manifesta publicamente o mais sentido pesar pelo falecimento de Leonor Santos, antiga docente da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), na década de 1990, e sócia fundadora da Associação de Professores de Matemática.
Com um percurso académico e de investigação assinalável, em especial nos contextos de avaliação das aprendizagens e no conhecimento e desenvolvimento profissional dos professores, assumiu durante vários anos o cargo de presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática e, posteriormente, de presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação.
Colaborou com a Direção-Geral da Educação em diversos projetos, de grande relevância, ligados ao currículo de Matemática e à capacitação de professores e integrou o Conselho Nacional de Educação, tendo sido uma das redatoras responsáveis pela recente recomendação sobre inovação pedagógica.
O seu contributo para a melhoria das políticas públicas de Educação e no combate às desigualdades escolares é amplamente reconhecido na busca constante por práticas pedagógicas que promovam um ensino mais inclusivo e eficaz.
Em representação de toda a comunidade académica, são apresentadas as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas, com um agradecimento pelo legado que deixa assim à causa pública e ao país.
24 junho/2024