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IPS na Guiné-Bissau | OCDE aponta projeto PRECASE como bom exemplo

O programa PRECASE, implementando na Guiné-Bissau entre 2019 e 2023, com forte envolvimento da Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), é uma das iniciativas apontadas como relevantes para a melhoria dos sistemas educativos dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

De acordo com o documento “Dinâmica de Desenvolvimento de África – competências, emprego e produtividade”, recentemente divulgado, os PALOP necessitam de apostar numa melhoria do ensino e da formação técnica e profissional, de forma a responder às necessidades do mercado de trabalho. Neste âmbito, a OCDE considera como prioritária a atuação ao nível da “escassez de professores qualificados”, para assegurar o acesso dos jovens a uma educação de qualidade.

Entre as iniciativas de formação em curso no sentido de colmatar lacunas educativas e de competências, o relatório destaca o impacto positivo de vários projetos financiados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, entre eles o PRECASE – Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo, implementado pela ONGD FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau, a ESE/IPS e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa.

Ao longo de quatro anos, a ESE/IPS mobilizou para este projeto um total de 26 docentes, de todas as áreas disciplinares lecionadas – da Língua Portuguesa à Matemática, passando pelas Expressões Artísticas, TIC e Ciências Naturais e Sociais – centrando a sua atuação em duas grandes áreas de trabalho. Por um lado, a reformulação dos planos curriculares e programas dos bacharelatos nas áreas de Educação de Infância e Formação de Professores, ministrados pela Escola Superior de Educação – Unidade de Ensino 17 de Fevereiro, em Bissau. A intervenção passou também pelo acompanhamento, presencial e online, de um ciclo formativo completo com a duração de três anos, tendo abrangido cerca de 50 professores e 1300 estudantes.

Outra dimensão desta parceria foi a implementação do Curso de Complemento de Formação em Educação, que permitiu elevar o grau académico de bacharelato para licenciatura a 30 docentes de diversas escolas de formação inicial da Guiné-Bissau.

Na sequência de uma experiência já longa em projetos de cooperação internacional nos PALOP, a ESE/IPS encara a sua participação no PRECASE como “mais uma oportunidade de colaborar para a melhoria de um sistema educativo que apresenta algumas fragilidades, mas que tem muitas potencialidades, e de partilharmos conhecimento com colegas de outras regiões do mundo”.

A direção da escola destaca ainda o “envolvimento, pela primeira vez, de todas as áreas disciplinares relacionadas com a formação de docentes da ESE/IPS e de um tão grande número de docentes”, e sublinha o feedback positivo por parte dos formandos: “Os resultados da avaliação que realizámos por questionário anónimo e em focus group com todos os professores da ESE-UE 17 de Fevereiro revelam que a nossa ação teve um impacto efetivo nas suas práticas letivas e na forma como organizam e dinamizam os processos de aprendizagem com os seus alunos”.

16 julho/2024

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