
Semana da Empregabilidade com adesão recorde de estudantes
“É um importante marco na vida da comunidade IPS que, ano após ano, se apresenta com mais dinamismo e inovação, refletindo o trabalho de interface com o ecossistema produtivo regional”
Âgela Lemos, presidente do IPS
Chegou ao fim mais uma Semana da Empregabilidade do Politécnico de Setúbal (IPS), evento que cumpriu a sua 10ª edição entre 11 e 15 de março com enorme adesão, quer das empresas e organizações, quer da própria comunidade estudantil, cuja participação atingiu números recorde.
Em torno da temática transversal “Do Campus para o Mercado Global”, a iniciativa voltou a oferecer vários momentos de interação entre estudantes e potenciais empregadores, num programa este ano desenhado de acordo com as preferências dos estudantes, recolhidas previamente através de questionário.
O resultado foi uma combinação entre os registos de conferência, painel de discussão, aula aberta, mesa-redonda e vários workshops práticos, iniciativas que mobilizaram um total global de cerca de 400 participantes para ouvir as dicas úteis de vários especialistas em torno de temas tão prementes como o futuro do mercado de trabalho, as competências mais valorizadas, Inteligência Artificial, literacia financeira, marketing pessoal ou empreendedorismo.

Quanto à Feira de Emprego, uma montra de oportunidades de recrutamento nas diferentes áreas de formação do IPS e tradicionalmente o ponto alto deste evento, esta 10ª edição ficou marcada pelo número recorde de participantes, cerca de um milhar, e de interações entre os estudantes e as 121 empresas e organizações presentes, realizadas via plataforma Beamian (que permite a partilha dos CV em formato digital), num total de 15 692, praticamente o dobro das registadas em 2023.
Pela primeira vez incluídas no programa, a título gratuito, as sessões fotográficas para uso profissional, um total de 30, revelaram-se igualmente um recurso muito apreciado, a avaliar pelo rápido preenchimento das vagas disponíveis.

Organizada em parceria com a Associação Académica (AAIPS) desde a primeira edição, a Semana da Empregabilidade trata-se de “um importante marco na vida da comunidade IPS” que, ano após ano, “se apresenta com mais dinamismo e inovação”, refletindo o “trabalho de interface com o ecossistema produtivo regional”, tal como referiu na sessão de abertura a presidente da instituição, Ângela Lemos, lembrando que o IPS é hoje “o politécnico com a menor taxa de desemprego a nível nacional”.